
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abriu 99 vagas reservadas a refugiados para cursos presenciais de graduação. As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (27).
As vagas são voltadas para solicitantes de refúgio, refugiados, portadores de visto humanitário e migrantes originários de locais em que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera haver grave violação de direitos humanos.
Os candidatos devem ter a situação comprovadamente reconhecida pelo governo brasileiro e se encontrar em território nacional. As oportunidades se estendem também aos familiares que dependam economicamente do refugiado político.
As inscrições são gratuitas e serão feitas pelo Portal de Seleções. Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição e outras informações podem ser obtidas no edital e na página de acompanhamento do processo seletivo.
Os cursos e as vagas disponibilizadas podem ser consultados no edital de abertura publicado pela Ufes. A universidade destacou que será aberta uma vaga para cada curso. Caso haja mais de um candidato por curso, a decisão de aplicar critérios de seleção ou de ampliar o número de vagas será feita pela respectiva coordenação.
O ingresso de refugiados, portadores de visto humanitário e imigrantes em cursos de graduação da Ufes foi regulamentado pela Resolução nº 66/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes.
Como parte da política de acolhimento a esse público na universidade, foi criada em 2015 a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, por meio de um Termo de Parceria com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), que define uma série de iniciativas de apoio aos estudantes refugiados. A Cátedra atua no acesso aos cursos de graduação e também na permanência e conclusão desses cursos.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel