
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a lista das escolas brasileiras com as melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
O ranking leva em consideração as pontuações médias de cada unidade de ensino, levando em consideração as notas em cada disciplina avaliada pelo exame.
No Espírito Santo, as escolas particulares tiveram os melhores desempenhos, encabeçando as 13 primeiras colocações, e a maior parte delas fica na Região Metropolitana.
O Colégio Leonardo da Vinci, em Vitória, foi o que ocupou a primeira colocação do ranking no Estado, com média de 717, 45.
De acordo com Moacir Lellis, presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), o resultado foi recebido com satisfação por parte dos colaboradores da rede privada de ensino.
“É uma alegria para nós, mostra que estamos investindo muito, não só na área de tecnologia, mas na capacitação dos nossos colaboradores. Nosso material didático é dos melhores do Brasil. Acredito que estamos colhendo os frutos“, afirmou.
As outras escolas privadas com maiores pontuações são: Escola Madan, na Capital, com 708,34; Escola São Domingos, também em Vitória, com média de 707,52; e o Centro de Ensino Charles Darwin, em Vila Velha, com 696,31.
Saiba qual escola do ES teve a maior pontuação no Enem 2024
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vila Velha, foi o que garantiu a maior média entre os campi do Espírito Santo, com 677,16; seguido por Vitória (664,34); Colatina, com 656,82; São Mateus, com 650,53; e Serra, com 649,43.
O Ifes foi procurado para comentar o desempenho do Instituto no Enem, mas até o momento não houve resposta. A matéria será atualizada assim que houver retorno.
Desempenho das escolas estaduais no Enem 2024
As escolas estaduais apareceram na lista apenas depois da sexagésima posição. Apesar disso, algumas delas pontuaram mais do que colégios particulares e institutos federais.
A escola estadual com maior pontuação foi a EEEFM Victorio Bravim, em Marechal Floriano, com 601,43. Na sequência, quem aparece é a EEEFM Gisela Salloker Fayet, com média de 586, 67.
As escolas EEEM Sobreiro, de Laranja da Terra e EEEFM Ponto do Alto, em Domingos Martins, pontuaram 583,14 e 581,05, respectivamente.
Por nota, a Secretaria de Educação (Sedu) informou que acompanha de perto o desempenho das escolas no Enem e que “em 2024, mais de 22 mil estudantes da rede estadual participaram do exame, número 54% maior em relação ao ano anterior, com crescimento de 61% na presença efetiva nas provas”.
“O Espírito Santo manteve a liderança nacional entre as redes públicas estaduais na média da redação, com 636 pontos, e cerca de mil estudantes alcançaram notas acima de 900 pontos nesse componente. Em Matemática, a maior nota da rede estadual chegou a 939 pontos“, informou.
Sobre o ranking a Sedu afirmou que “o desempenho das unidades estaduais reflete o alcance das ações do governo do Estado, que ampliam o acesso e promovem oportunidades educacionais em todas as regiões, indo além da Região Metropolitana. Mais do que posições em rankings, os resultados expressam o avanço da educação pública como ferramenta de transformação social.”