
Os primeiros anos de vida são decisivos. É nesse período que o cérebro da criança se desenvolve com mais intensidade e que cada estímulo, som, toque, conversa ajudam a construir a base do aprendizado e das relações futuras. Por isso, investir na primeira infância é investir no futuro. E, entre as capitais brasileiras, Vitória tem se destacado como referência nesse cuidado.
Segundo a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, o município compreende que a educação começa muito antes da alfabetização formal.
Os primeiros mil dias, da gestação até os três anos, são o principal marco do desenvolvimento humano. É quando as conexões cerebrais estão mais preparadas para aprender. Por isso, toda a nossa política educacional é voltada para garantir experiências significativas desde o berço.
Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória
A cidade que mais investe na primeira infância
Com 105 unidades de ensino, sendo 51 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Vitória oferece 15.813 vagas e mantém 14.660 crianças matriculadas na educação infantil, de 6 meses a 5 anos. Isso faz da capital a líder nacional em taxa de atendimento de 0 a 3 anos, com 72,2%, segundo o estudo Panorama do Acesso à Educação Infantil no Brasil, da organização Todos Pela Educação. A média nacional é de 41,2%.
Além disso, Vitória é uma das únicas capitais do país a garantir 100% de atendimento na pré-escola, atendendo todas as crianças de 4 e 5 anos.
As famílias que procuram vaga encontram na nossa rede um espaço seguro, acolhedor e de qualidade. Somos a segunda capital em atendimento à primeiríssima infância, e a primeira quando falamos de rede pública própria
Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória
A secretária reforça que o resultado é fruto de um trabalho de planejamento e investimento contínuo. “Vitória tem sido reconhecida nacionalmente como uma cidade que prioriza a criança. Nós tratamos a educação infantil com a mesma seriedade de qualquer outro nível de ensino. É ali que tudo começa o desenvolvimento emocional, social e cognitivo”, completa.
Escolas que acolhem, educam e transformam
O investimento em infraestrutura e ampliação da rede tem sido uma das prioridades da gestão. Foram mais de R$ 260 milhões aplicados em obras, ampliações e melhorias. A capital saiu de quatro escolas para 41 unidades em tempo integral, garantindo mais tempo de aprendizado e convivência.
Entre as entregas mais recentes estão os novos Cmeis de Tempo Integral Rubens José Vervloet Gomes, Jacy Alves Fraga (Tabuazeiro), Professora Cida Barreto (Jardim da Penha) e Sebastião Perovano (Jabour), além de reformas completas em diversas outras unidades e a construção do novo Cmei Geisla da Cruz Militão, em Nova Palestina.
Todos os espaços foram planejados com intencionalidade pedagógica. São ambientes lúdicos, inclusivos, humanizados, onde cada canto convida à descoberta. Desde o acolhimento até o momento de leitura, de música, de brincar, tudo é pensado para promover o desenvolvimento integral.
As escolas de tempo integral seguem rotinas estruturadas que equilibram cuidado e aprendizado. Acolhimento, rodas de conversa, experiências nos pátios e nas salas, alimentação e descanso são parte de uma rotina intencional, voltada para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
A criança é vista como sujeito de direito, que existe hoje e precisa se desenvolver hoje. Mas sabemos que tudo o que ela vive agora impacta o futuro. Quando ampliamos as oportunidades de vivência, reduzimos desigualdades e garantimos que cada criança, independentemente da condição social, tenha as mesmas chances de aprender e crescer.
Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória
Vitória também se diferencia pela formação continuada dos professores e pela pedagogia baseada em evidências e neurociência, que norteia todo o trabalho da rede.
Crescendo com rotina, afeto e propósito
Na prática, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória propõem um currículo inclusivo, que valoriza as múltiplas linguagens e respeita as singularidades de cada criança. As oficinas temáticas, principalmente na pré-escola, são escolhidas pelas próprias crianças, estimulando a autonomia e o protagonismo.
A rotina nas unidades de tempo integral incluem quatro refeições diárias, além de momentos de descanso, banho e atividades de integração. Ações cotidianas como alimentação, cuidado e descanso também são aprendizados. É quando as crianças aprendem sobre si, sobre o outro e sobre o mundo que as cerca. A rotina dá segurança, e o afeto é o que transforma.
Todo esse trabalho faz de Vitória uma cidade referência em educação infantil no Brasil. Com infraestrutura moderna, professores qualificados e uma política pública que coloca a criança no centro das decisões, a capital capixaba vem formando gerações mais seguras, curiosas e preparadas para os desafios do futuro.
Educar na primeira infância é garantir o agora e o amanhã. Quando uma criança experimenta o mundo com acolhimento, rotina e propósito, a cidade inteira cresce com ela.
Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória