logo folha vitória
Faltam
Dias

Dúvidas Frequentes

Veja as principais dúvidas dos eleitores para as eleições de 2024:

O voto é um direito e dever de todos os brasileiros. Segundo a Constituição Federal, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.

Para verificar a sua situação eleitoral, acesse o site tse.ju.br. Clique em “Serviços” e depois em “Situação Eleitoral”. Insira o seu CPF e clique em “Consultar”. Se estiver regular, seu título eleitoral será exibido. Caso contrário, acesse “Autoatendimento Eleitoral” para regularizar. Em alguns casos, como a biometria, é necessário comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral.

É possível regularizar a situação eleitoral pela internet. O eleitor deve reunir o documento de identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver) e certificado de quitação de serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos), e enviar pelo site do TSE. O processo pode ser acompanhado pelo sistema e deve ser concluído até 8 de maio de 2024 para que o eleitor possa votar nas eleições deste ano.

O e-Título é uma versão digital do título de eleitor que pode ser baixada nas lojas de aplicativos dos aparelhos iOS ou Android. Além de apresentar o título eleitoral digital, o aplicativo permite verificar dados cadastrados, biometria e local de votação. Ele também oferece opções como emissão de certidões, consulta da situação eleitoral, justificativa de ausência, consulta de débitos eleitorais e inscrição para ser mesário voluntário nas eleições de 2024.

É possível tiver o título de eleitor pelo autoatendimento do site do TSE. Os futuros eleitores devem selecionar a opção “Tire seu Título Eleitoral” e preencher os campos indicados. Será solicitado o envio de fotografias para comprovar a identidade do eleitor. Em cidades que a biometria é obrigatória, será indicado ao eleitor um local para coleta das digitais.

Não encontrou o que procura? Envie sua dúvida para que nossa equipe possa te ajudar!