logo folha vitória
Faltam
Dias

Futura: Arnaldinho lidera disputa para prefeitura de Vila Velha

Pesquisa pré-eleitoral foi realizada no projeto 100% Cidades. O atual prefeito lidera no levantamento espontâneo e em todos os cenários estimulados
Arte: Folha Vitória

A disputa para prefeito de Vila Velha tem Arnaldinho Borgo (Podemos) na frente, segundo indica o levantamento pré-eleitoral realizado pela Futura Inteligência no projeto 100% Cidades. Ele aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea e em todos os cenários propostos aos entrevistados nas pesquisas estimuladas.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta Pazolini na frente na disputa em Vitória

Entre os 500 eleitores com mais de 16 anos ouvidos entre 3 e 9 de abril de 2024, 53,9% responderam que, se o pleito fosse hoje, votariam no atual prefeito. Coronel Ramalho (PL) foi o segundo mais citado pelos entrevistados, com 5,3% da intenção de voto na pesquisa espontânea.

Empatados na margem de erro, de 4 pontos percentuais, aparecem Max Filho (PSDB), com 2,2%, Neucimar Fraga (Progressista), com 1,0%, João Batista Gagno (PT), com 0,3%, Bruno Lorenzutti (MDB), com 0,2%, e Edinho Wilson (PT), com 0,1% de intenção de voto.

Ninguém, branco e nulo somam 4,7% e não sabem ou não responderam, 30,8%. Cerca de 1,4% dos eleitores ouvidos citaram espontaneamente outros nomes que não atingiram 0,5% e nem foram elencados na pesquisa estimulada.

1º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vila Velha

Na pesquisa estimulada, foram apresentados três possíveis cenários de 1º turno para prefeito em Vila Velha aos eleitores entrevistados. No primeiro, foram apresentados seis nomes de possíveis candidatos.

Os eleitores entrevistados foram questionados em quem votariam se o pleito fosse hoje. Arnaldinho Borgo aparece com 64,8% da intenção de voto, índice que se confirmado poderia reelegê-lo em primeiro turno. Ramalho aparece em seguida com 12,3% da intenção de voto.

Em seguida, tecnicamente empatados na margem de erro, aparecem Neucimar Fraga, com 7,2%, e Max Filho, com 6,8%. João Batista Gagno (1,2%) e Bruno Lorenzutti (0,8%) apontam em seguida.

Ninguém, branco e nulo somam 2,1%. Já não sabem, não responderam ou indecisos somam 4,9%.

No segundo cenário, sem Max Filho e com Mauricio Gorza (PSDB), Arnaldinho aparece com 62,0%. Ramalho teve 13,5% da intenção de votos e Neucimar Fraga 11,7%.

Empatados na margem de erro, aparecem João Batista Gagno, com 1,9%, Bruno Lorenzutti, com 1,7%, e Mauricio Gorza, com 0,3%.

Ninguém, branco e nulo somam 4,4%. Já não sabem, não responderam ou indecisos somam 4,5%.

Em um terceiro cenário, sem João Batista Gagno e com Edinho Wilson, o atual prefeito tem 64,3% da intenção de votos. Neucimar Fraga aparece com 13,3%, seguido por Coronel Ramalho, com 12,8%, Bruno Lorenzutti, com 1,1%, Mauricio Gorza, com 0,5%, e Edinho Wilson, com 0,2%.

Ninguém, branco e nulo somam 4,4%. Já não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,5%.

Rejeição: candidato em que não votaria

Quando apresentada a lista com oito possíveis candidatos citados anteriormente e questionados em qual deles não votariam, 44,4% apontaram Max Filho, 38,7% Neucimar Fraga e 22,2% disse Coronel Ramalho.

Em seguida aparecem João Batista Gagno (12,3%), Mauricio Gorza (7,2%), Edinho Wilson com (6,8%), Bruno Lorenzutti (6,7%) e Arnaldinho Borgo (5,2%).

Todos os candidatos foram rejeitados por 1,4% e 4,1% dos entrevistados disseram não rejeitar ninguém. Não souberam ou não responderam somam 8,5%.

2º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vila Velha

Durante o levantamento, foram apresentados cinco possíveis cenários para o 2º turno das eleições deste ano. No cenário contra Ramalho, Arnaldinho Borgo foi citado por 73,3% dos entrevistados, enquanto o ex-secretário de Segurança Pública do Estado foi mencionado por 18,5%. Ninguém, branco e nulo somam 4,5% e não sabem, não responderam ou indeciso totalizam 3,6%.

No segundo cenário, contra Max Filho, Arnaldinho foi citado por 77,5%, enquanto o ex-prefeito obteve 15,3% da intenção de voto. Ninguém, branco e nulo somam 4,8% e não sabem, não responderam ou indeciso totalizam 2,5%.

Em outro cenário, contra Maurício Gorza, o pré-candidato a reeleição foi citado por 82,1% dos entrevistados, já Gorza foi citado por 7,5%. Ninguém, branco e nulo somam 6,4% e não sabem, não responderam ou indeciso totalizam 4,1%.

No cenário contra João Batista Gagno, Arnaldinho foi citado por 82,5% dos entrevistados, enquanto Gagno foi mencionado por 7,0%. Ninguém, branco e nulo somam 6,4% e não sabem, não responderam ou indeciso totalizam 4,0%.

No quinto cenário, contra Edinho Wilson, Arnaldinho foi citado por 85,7% dos entrevistados, enquanto o Edinho foi citado por 4,1%. Ninguém, branco e nulo somam 6,8% e não sabem, não responderam ou indeciso totalizam 3,4%.

Como os eleitores se informam?

Os eleitores também foram questionados por quais canais normalmente se informam sobre os candidatos. 30,0% citaram espontaneamente a televisão, 27,1% citou as redes sociais, 24,5% disse que se informa por sites de notícia, 17,1% citou conversas com amigos e familiares, 7,4% por jornais, 2,1% disse que se informa pelas emissoras de rádio e 0,3% por revistas. Cerca de 9,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam à questão.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 500 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 3 e 9 de abril de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08456/2024.