DICAS DA LE CHOCOLATIER

Saiba as diferenças entre os tipos de chocolates, seus benefícios e malefícios

Para você entender melhor é preciso saber que na fabricação dos diferentes tipos de chocolates, são usados dois ingredientes principais;

Manteiga de cacau: rica em gordura saturada que não faz bem a saúde.
Massa de cacau: rica em polifenóis e flavanóides, que faz do chocolate um alimento saudável e quanto maior a quantidade deste ingrediente mais saudável o chocolate é.

Chocolate Branco
Para os amantes de chocolate branco, uma péssima notícia, este chocolate possui muita manteiga de cacau e nenhuma (ou quase nenhuma) massa de cacau, sem falar na grande quantidade de açúcar. Portanto, se você quiser os benefícios do chocolate, definitivamente não será com o chocolate branco.
É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição, que em cários casos possui gordura hidrogenada.

Chocolate ao leite
Possui um pouco de massa de cacau, cerca de 15 a 30% da composição, sendo o restante dos ingredientes manteiga de cacau, açúcar, leite condensado e outros. Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos em sua forma pura. Nozes, cremes, e outros componentes, por exemplo, também acrescentam gorduras ao alimento.
Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.

Chocolate amargo e meio amargo
Os chocolates meio amargo tem pelo menos 45% de massa de cacau e os chocolates amargos possuem pelo menos 60% deste ingrediente, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar. São estes dois tipos de chocolates utilizados nas pesquisas e que fazem a fama do chocolate como alimento funcional.
Na semente do cacau, existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim). Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.
De acordo com a nutricionista Giovana Buaiz, o ideal é seja consumida uma quantidade equivalente a mais ou menos dois quadrados, para receber os benefícios antioxidantes do chocolate amargo, pois em excesso ele se torna nocivo, como qualquer outro.


Chocolate Diet
Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias.
Porém, trocar açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor calórico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional. O ideal para quem quer emagrecer é prestar atenção nos valores nutricionais dos alimentos, escrito nos rótulos dos produtos.

5 Respostas para “DICAS DA LE CHOCOLATIER

  1. AMO CHOCOLATE BRANCO!!!
    MAS DEPOIS DE LER ESSAS INFORMAÇÕES FIQUEI TISTIM, SRRSR
    O JEITO É PASSAR LONGE DELE AGORA =[

    ***SORTEIO DA SEMANA AMANHÃ…PRECISO DESSE JANTAR PARA SURPREENDER NO NIVER DE 11 ANOS DE CASADOS!!! BODAS DE AÇO!!!

    BÇS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *