DICAS DA LE CHOCOLATIER

Saiba as diferenças entre os tipos de chocolates, seus benefícios e malefícios

Para você entender melhor é preciso saber que na fabricação dos diferentes tipos de chocolates, são usados dois ingredientes principais;

Manteiga de cacau: rica em gordura saturada que n√£o faz bem a sa√ļde.
Massa de cacau: rica em polifenóis e flavanóides, que faz do chocolate um alimento saudável e quanto maior a quantidade deste ingrediente mais saudável o chocolate é.

Chocolate Branco
Para os amantes de chocolate branco, uma p√©ssima not√≠cia, este chocolate possui muita manteiga de cacau e nenhuma (ou quase nenhuma) massa de cacau, sem falar na grande quantidade de a√ß√ļcar. Portanto, se voc√™ quiser os benef√≠cios do chocolate, definitivamente n√£o ser√° com o chocolate branco.
√Č o menos indicado, por n√£o apresentar propriedades ben√©ficas em sua composi√ß√£o, que em c√°rios casos possui gordura hidrogenada.

Chocolate ao leite
Possui um pouco de massa de cacau, cerca de 15 a 30% da composi√ß√£o, sendo o restante dos ingredientes manteiga de cacau, a√ß√ļcar, leite condensado e outros. Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, tamb√©m s√£o menos cal√≥ricos em sua forma pura. Nozes, cremes, e outros componentes, por exemplo, tamb√©m acrescentam gorduras ao alimento.
Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.

Chocolate amargo e meio amargo
Os chocolates meio amargo tem pelo menos 45% de massa de cacau e os chocolates amargos possuem pelo menos 60% deste ingrediente, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de a√ß√ļcar. S√£o estes dois tipos de chocolates utilizados nas pesquisas e que fazem a fama do chocolate como alimento funcional.
Na semente do cacau, existe uma subst√Ęncia antioxidante, chamada flavon√≥ide, que age como protetor cardiovascular. Os flavon√≥ides reduzem a oxida√ß√£o do LDL (colesterol ruim). Por√©m, os benef√≠cios dependem da quantidade de flavon√≥ides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da subst√Ęncia s√≥ s√£o encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.
De acordo com a nutricionista Giovana Buaiz, o ideal é seja consumida uma quantidade equivalente a mais ou menos dois quadrados, para receber os benefícios antioxidantes do chocolate amargo, pois em excesso ele se torna nocivo, como qualquer outro.


Chocolate Diet
Nos chocolates diet, o a√ß√ļcar √© substitu√≠do por ado√ßantes. √Č um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diab√©ticos, mas acaba sendo adquirido tamb√©m por quem quer diminuir a ingest√£o de calorias.
Por√©m, trocar a√ß√ļcar por ado√ßantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor cal√≥rico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional. O ideal para quem quer emagrecer √© prestar aten√ß√£o nos valores nutricionais dos alimentos, escrito nos r√≥tulos dos produtos.

5 Respostas para “DICAS DA LE CHOCOLATIER

  1. AMO CHOCOLATE BRANCO!!!
    MAS DEPOIS DE LER ESSAS INFORMA√á√ēES FIQUEI TISTIM, SRRSR
    O JEITO √Č PASSAR LONGE DELE AGORA =[

    ***SORTEIO DA SEMANA AMANH√É…PRECISO DESSE JANTAR PARA SURPREENDER NO NIVER DE 11 ANOS DE CASADOS!!! BODAS DE A√áO!!!

    BÇS

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