Sugestões de como preparar a mesa de Natal

Como Arrumar a Mesa de Natal

Dúvidas sobre como deve ser à disposição de pratos, talheres e copos ou como decorar uma mesa sem fazer feio são a preocupação de qualquer anfitrião. Veja algumas dicas para não errar e impressionar os convidados.

– O primeiro passo é decidir o que deseja servir no jantar e, a partir disso, saberá quais utensílios utilizar e suas quantidades.

– Com o cardápio resolvido, é hora de organizar a mesa. A colocação dos utensílios deve ser sempre feita de “fora para dentro”. Ou seja, se o seu primeiro prato for uma salada, o segundo uma sopa, o terceiro uma carne e o último a sobremesa, a ordem deverá ser: prato base ao centro, ao lado os talheres da carne, o da sopa e, por último, o da salada, seguindo a ordem de pratos servidos. Não devem ser colocados mais que três pares de talheres à mesa.


– Os garfos devem ser colocados ao lado esquerdo do prato e as facas ao lado direito do prato. A colher de sopa só deverá ficar ao lado das facas se for o primeiro prato servido (entradas não são consideradas como pratos). Outra exceção à regra é o garfo de ostras, que é o único que deve ser colocado ao lado das facas.

– O número de copos pode ser de até cinco. Todos devem ser colocados de maneira que os pequenos fiquem na frente. Logo acima das facas, deverá ser posicionado o copo de água, ao lado o copo de champanhe ou flutê e, em frente a eles, o copo de vinho tinto ou vinho branco e o de vinho do porto.

– O prato base ou sousplat deve permanecer na mesa até o fim da sobremesa.

– O guardanapo deverá ser colocado em cima do prato base.

– As lâminas das facas são sempre colocadas viradas para o prato. Exceto o garfo de ostra.

– Os talheres da sobremesa devem ser trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa.

– Sirva sempre em pratos de um único tipo, por exemplo: porcelana e vidro. Para os talheres, o mesmo fica valendo.

A Decoração
– A decoração de Natal em uma casa, além de fazer a diferença, dá um ar familiar, de aconchego e traduz os desejos do anfitrião. Ela é essencial para dar o clima de festividade ao local. Para tanto, não é preciso gastar muito. Você pode usar toalhas comemorativas ou jogos americanos nas cores verde e vermelha, que são símbolo do Natal.

– Hoje temos inúmeras opções de guardanapos comemorativos. Mas, se o melhor é economizar, pequenos ramos de trigo ficam bem quando amarrados e colocados sobre o guardanapo comum, ou de pano.

– Outra idéia para dar somente um toque à disposição da mesa, são as velas e pequenos laços em verde e vermelho. Estes podem ser espalhados sobre a mesa, não são caros e dão um ar charmoso.

– Outra idéia para dar somente um toque à disposição da mesa, são as velas e pequenos laços em verde e vermelho. Estes podem ser espalhados sobre a mesa, não são caros e dão um ar charmoso.

– A decoração das mesas possui algumas regras: O suplá nunca deve ficar sozinho na mesa, sem um prato sobre ele, e é legal sempre ter uma vela, mas fique atento ao seguinte detalhe: Se colocar vela, tem que acender.

– Com os utensílios selecionados, é hora de definir as combinações. Se você usa uma toalha estampada só na barra, você pode usar um prato mais estampado. Nunca use uma toalha estampada com um prato estampado. Se a toalha tem um pouco de dourado, é legal usar um suplá dourado. Se você optar por uma mesa mais rústica, a dica é um suplá de fibra. E tem os suplás de prata, que são clássicos.

Um comentário em “Sugestões de como preparar a mesa de Natal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *