Alimentos que não podem faltar nos dias de folia

Você está preparando a mala para o carnaval? Já sei que os próximos dias serão de muita folia, mas os dias de festa não podem deixar que você descuide da alimentação. Aliás, é necessário uma dieta especial para aguentar os 4 dias de carnaval sem perder o pique.
Por isso, a nutricionista Jéssica Sabadine Lucas preparou um texto com dicas do que devemos ingerir durante os dias de folia. As dicas são simples, com sugestões de substituições e com certeza vão ajudar bastante. Confira:
carnaval

Nessa época de Carnaval é normal que a euforia impeça que os foliões tenham cuidados com a alimentação, que é imprescindível ser balanceada.
Independente de desfilar no sambódromo, trio elétrico, ou “pular” em festas e salões, é necessário traçar um plano nutricional pra enfrentar esses dias com saúde.

É preciso ter cuidado com os alimentos, principalmente os comercializados pelos ambulantes, tendo conhecimento da procedência, observando a higiene e temperatura desses alimentos para evitar intoxicações alimentares.

A escolha correta dos alimentos é fundamental para um bom aproveitamento das festas. Uma alimentação balanceada, contendo todos os grupos alimentares é o ideal.

Ingerir alimentos à base de carboidratos complexos, como o arroz, macarrão e pães, Procurando consumir os integrais, já que esses possuem fibras que vão dar maior saciedade ao folião, garantindo também energia por mais tempo. Consumi-los no almoço e lanches.

Em relação à proteína, preferir as carnes magras, queijos brancos e leite desnatado.

Esses alimentos contêm menor quantidade de gordura, que deve ser evitada, já que deixa a digestão lenta, causando sensação de “estufamento” e moleza, prejudicando a mobilidade e aproveitamento das festas.

Procurar evitar então, feijoada, frituras, embutidos, lasanha, entre outros.

Consumir uma grande variedade de frutas e vegetais para suprir as necessidades de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, que é muito perdido com a transpiração. Bons exemplos de alimentos ricos em potássio: Banana, abacaxi, laranja e melancia.

Com as altas temperaturas típicas da estação, e a suor excessivo devido a agitação, é importantíssimo se manter hidratado, ingerindo de 2 a 3 litros de líquidos por dia. Água, água de coco, sucos e isotônicos são as melhores opções.

Evitar bebidas energéticas, já que podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como acelerar os batimentos cardíacos, sudorese excessiva e dar mal-estar.

Caso haja consumo de bebidas alcoólicas, beber com moderação e nunca de estômago vazio. As bebidas além de calóricas, aumentam a diurese e propiciam uma desidratação, portanto, é necessário intercalar com suco de frutas, água e alimentos como as oleaginosas (castanhas, amendoim) para retardar o efeito do álcool.

É importante lembrar-se de não ultrapassar mais de 3 horas sem se alimentar, fazendo refeições leves e nutritivas. Quando bater o cansaço, escolha alimentos de fácil digestão e absorção como frutas e barrinhas de cereal para manter o pique.

No dia seguinte à folia, procurar manter a freqüência das refeições, com intervalos de 3 horas. Ingerindo bastante líquidos e frutas com grande teor de água como melancia, laranja, melão, abacaxi, uva, para repor a hidratação.

Ingerir também vegetais como brócolis, cenoura, agrião, couve, espinafre, que são ricos em vitamina A, C e E, que são antioxidantes e auxiliam a eliminação de toxinas acumuladas nesses dias e repõem nutrientes necessários para a recuperação do folião.

5 Replies to “Alimentos que não podem faltar nos dias de folia

  1. Nossa, nunca mais faço um carnaval como esse, comprei varias lasanhas congeladas, e faremos churrasco, para não ter trabalho, mas temos que pensar na saúde.

    adorei as dicas. Bom carnaval a todos

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