Badejo confitado com mousseline de pupunha e trio de farofa

A receita de hoje é inspirada no Espírito Santo e foi elaborada por duas estudantes de gastronomia da Faculdade Novo Milênio. O prato ficou tão gostoso que levou até prêmio! A dupla se classificou em terceiro lugar na Feira Sabores desse ano.

Lendo o nome do prato: badejo confitado com mousseline de pupunha e trio de farofa, parece coisa complicada né? Mas que nada!! Veja como a receita é fácil e eu te garanto que fica saborosa!!

bju, Ju

 

Ingredientes:

1kg badejo
1l de azeite
20g de sal
15g de pimenta do reino
15g de ervas finas (tomilho, sálvia e alecrim)
700g de palmito pupunha
300ml de caldo de legumes
100g de cebola em brunoise
80g de alho poró picado
15g de alho picado
100ml de creme de leite fresco
30g de queijo grana padano
100g de socol picado
100g de macadâmia triturada
100g de banana da terra picada
30g de manteiga
10g de pimenta dedo de moça
30g de salsa picada
30g de limão siciliano
100g de flores e brotos

Modo de preparo:
Para confitar o badejo: tempere o peixe (já cortado em pedaços) com sal, pimenta do reino, raspas de limão siciliano e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, as ervas finas e deixe aquecer até ficar na temperatura entre 40 e 60º. Depois que chegar na temperatura, adicione os pedaços do badejo e deixe confitando por 5 minutos.
Para o mousseline: Refogue a cebola, o alho e o alho poró. Depois acrescente o palmito e deixe refogar. Acrescente caldo de legumes e cozinhe por aproximadamente 30 minutos, ou até ficar macio. Coloque no liquidificador ainda quente o palmito já cozido e deixe bater até ficar uma massa homogênea. Depois acrescente o creme de leite fresco, o queijo e bata novamente para incorporar os ingredientes. Volte o creme para a panela e deixe cozinhar até a consistência de mouseline.

Para a farofa: Frite a banana e reserve. Doure o socol e a macadâmia e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite, refogue a cebola, deixe dourar, acrescente a pimenta dedo de moça e deixe dourar. Desligue o fogo. Depois acrescente o socol, a macadâmia e a banana da terra, a salsinha e misture tudo. Reserve.

Tempo de preparo: 50 min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *