Conchigliome com molho de linguiça

200g de macarrão conchiglione grano duro
2 litros de água
200g de ricota

O MOLHO
400g ou 6 gomos de linguiça toscana
40g de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
10ml de azeite
Tomilho fresco (só as folhinhas)
125ml de vinho tinto seco
1 tomate picado
Meio maço de salsinha fresca picada
Pimenta do reino moída na hora
Sal

MODO DE PREPARO
Pegue a linguiça toscana e tire a carne da tripa. Coloque a carne sobre uma tábua e bata com a faca para picar em pedacinhos menores. Aqueça a panela com o azeite e jogue a linguiça. Mexa até secar a água e ficar levemente douradinha. Retire da panela e reserve. Em uma tigela pegue a ricota e triture com um processador ou garfo. Adicione junto a linguiça fria e reserve.
Na mesma panela, despeje um fio de azeite e a cebola. Em seguida despeje o alho e doure rapidamente.  Acrescente o tomate, mexa bem e deixe ferver uns 5 minutos. Adicione louro, tomilho e manjericão a gosto. Vinho tinto seco( opcional).

Desligue o fogo. Acrescente a salsinha, a pimenta do reino e corrija o sal. O  molho já esta pronto! Coloque o macarrão na água fervente e cozinhe por 10 minutos ou até ficar ‘al dente’. Assim que estiver cozido, retire da água rapidamente e enxague com água fria para interromper o cozimento.
DICA:  Não deixe cozinhar demais para ele não ficar rasgando na hora de manuseá-lo para rechear.  Recheie cada conchinha com o molho, ponha em uma assadeira e coloque parmesão ralado por cima. Leve ao forno 220°C por aproximadamente 15 minutos ou até gratinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *