Pão caseiro de calabresa

Ingredientes da Massa:
300g de farinha de trigo
1 ovo
120ml de água morna
1/2 envelope de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher da sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal

Ingredientes do Recheio:
300g de linguiça calabresa fatiada
150g de queijo muçarela ralado

Modo de preparo:
Coloque em uma tigela metade da farinha de trigo, o açúcar e o fermento biológico e misture. Abra um buraco e acrescente o ovo, o azeite, a água morna e o sal. Misture os ingredientes com uma colher. Em seguida acrescente o restante da farinha de trigo. Continue mexendo com uma espátula ou colher. Quando sentir dificuldade para misturar mexa com as mãos. Para facilitar o processo de sova transfira para uma bancada enfarinhada e trabalhe com a massa. Quando ficar bem homogênea divida a massa e coloque em 2 potes e cubra com um pano. Deixe crescer em local sem corrente de ar por cerca de 30 minutos ou até dobrar de volume.
Polvilhe farinha na sua bancada e abra a massa com um rolo. Deixe na espessura de 0,5cm em um formato retangular. Espalhe metade do recheio na massa e enrole igual rocambole. Repita o mesmo processo com a outra massa.
Com as duas massas recheadas e enroladas coloque uma ao lado da outra e enrole, como se fosse uma trança.
Pegue uma forma untada e enfarinhada e transfira o pão (utilizei uma de 26cm de diâmetro). Tampe com o pano e deixe crescer novamente por cerca de 40 minutos. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos, sendo que os primeiros 30 minutos devem ser com uma forma em cima (para abafar e cozinhar internamente). OS últimos 10 minutos são para dourar o pão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *