Chef dos famosos, capixaba apresenta culinária do ES para celebridades nos EUA

Chef de Família

Thamiris Guidoni

“Sempre fui apaixonado e respeito muito a legítima culinária capixaba!”

Um chef capixaba que faz questão de levar a culinária do Espírito Santo onde quer que vá! Criador do famoso prato que virou tradição no estado, o “camarão no coco”Ricardo Bodevan faz sucesso entre celebridades como Zezé Di Camargo, Graciele Lacerda, Simone e Simaria, padre Fabio de Melo, Deborah Secco, Larissa Manoela, Wesley “Safadão”, César Menotti e Fabiano, Carolina Dieckman, Ivete, entre tantos outros.

Presente no reality Chef de Família como jurado, Bodevan disse que muitos famosos tiveram o primeiro contato com a culinária capixaba através dele. Referências no cenário musical, teatral e de influencers no Brasil, muitas personalidades tiveram a experiência gastronômica única por meio do chef, que reafirma a importância da valorização da culinária do Espírito Santo.

Há mais de 25 anos trabalhando e se dedicando à área da gastronomia, o chef Ricardo Bodevan sempre faz questão de enaltecer e apresentar a culinária capixaba por todo o Brasil e mundo.

Após criação do “camarão no coco”, que ficou conhecido em todo o Espírito Santo, o sucesso se expandiu não só nos restaurantes da família Atlântica, mas também em muitos estabelecimentos do estado e país afora, dando mais uma vez destaque a gastronomia capixaba.

Com especialidade em culinária litorânea local, o chef adquiriu todo conhecimento gastronômico vivendo desde a infância no restaurante da família: o Restaurante Atlântica, localizado na Praia da Costa, no município de Vila Velha.

Na adolescência, Bodevan já expunha o orgulho de ser capixaba e começou desde então a divulgar a culinária típica do Espírito Santo com o intuito de valorizar o que o estado tem de gostoso e especial: as comidas típicas!

“Minha ligação com a gastronomia vem desde berço. O Atlântica foi inaugurado em 14 de dezembro de 1967 Quando nasci, em 1976, o restaurante já existia. Foi inevitável eu começar a fazer a culinária capixaba. Nossa casa ficava em cima do restaurante.”

Agora, o chef leva a cultura do estado para o exterior! Morando em Orlando, na Flórida, Bodevan teve a oportunidade de apresentar parte da gastronomia do Espírito Santo para a comunidade local, turistas, brasileiros que vivem nos Estados Unidos e também para personalidades conhecidas mundialmente.

“Me apaixonei pela gastronomia e comecei cozinhando para amigos…”

Famosos brasileiros tiveram o primeiro contato com a culinária capixaba através de Bodevan. Referências no cenário musical, teatral e de influencers do Brasil, personalidades como Wesley “Safadão”, César Menotti e Fabiano, Simone e Simaria, Débora Secco, Larissa Manoela, Carolina Dieckmann, Ivete, o famoso padre Fábio de Melo e tantos outros tiveram a experiência gastronômica única por meio do chef, que reafirma a importância da valorização da culinária do Espírito Santo.

“90% dessas figurar públicas não conheciam a culinária capixaba. Todos adoraram e ficaram encantados!”.

Com o dom de levar amor e afeto através da comida, Bodevan ganhou ainda mais destaque nacionalmente após divulgação e compartilhamento nas redes sociais desses famosos, que juntos, somam milhares de seguidores de todas as partes do Brasil e do mundo.

“Estou morando nos Estados Unidos há quatro anos e levo a bandeira da culinária capixaba. Sempre cozinho para a Simone, por exemplo, que se tornou uma grande amiga. A primeira vez eles me pediram uma paella, eu disse que faria uma moqueca capixaba. Ela e o Kaká não conheciam”.

Por meio das redes sociais e imprensa brasileira, o chef torna-se cada vez mais conhecido pelo sabor das receitas únicas e regionais. Nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, com moradia em Vila Velha, o capixaba leva a milhares de brasileiros, a história do município e estado cada vez mais longe sempre que prepara uma receita.

Ganhando cada vez mais visibilidade e sem perder a essência, Bodevan difunde a culinária por todo o mundo, e assim, além de pratos incríveis e únicos, o chef ajuda na divulgação da cultura do Espírito Santo, e também colabora com a economia do estado, ajudando a gerar empregos e renda para a população capixaba.

Leia também

Chef de Família deste sábado terá surpresas e nova fase do reality

Priscilla e Vinicius se dão bem e saem na frente em fase de pontuação