Cozinhar faz bem à saúde mental e deixa as pessoas mais felizes, aponta estudo

O Chef de Família é exibido todos os sábados na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória sempre às 14h logo após o Balanço Geral. A reprise de cada episódio do programa acontece aos domingos, às 8h

Thamiris Guidoni

A felicidade de preparar algo para alguém faz bem para quem prepara e aos que recebem | Foto: Tijana87/Thinkstock

4ª temporada do Chef de Família no ar, alegrias, tensão, muitas receitas, eliminações, corre corre, confusão entre os participantes e algo em comum entre todos os competidores: o amor pela cozinha.

Acompanhe tudo sobre a 4ª temporada do Chef de Família!

E foi comprovado que cozinhar pode fazer as pessoas mais felizes e entusiasmadas quanto aos planos para o futuro.

O estudo realizado em 2016 foi publicado pelo Journal of Positive Psychology. Os resultados apontaram que a prática diária de uma atividade como preparar bolos, pães e tortas, pode sim ajudar o ser humano a viver melhor.

De acordo com a publicação, o ato de cozinhar algo, especialmente quando é um prato novo e que nunca tentou fazer antes, é ativado, automaticamente, os benefícios emocionais e mentais das pessoas.

Vamos ao exemplo: se uma pessoa faz um jantar maravilhoso numa noite qualquer, essa sensação de realização vai aumentar a probabilidade de ela continuar cozinhando no futuro. Para Donna Pincus, da Universidade Boston, esse ato faz bem aos que praticam e também aos que recebem esse gesto de amor que é alimentar e preparar algo para o outro.

“Cozinhar para pessoas queridas pode aumentar a sensação de bem-estar, contribuir para o alívio do estresse e fazer você sentir que fez algo de bom, o que pode aumentar seu significado na vida e a conexão com outras pessoas”

Segundo Donna, há um valor simbólico quando as pessoas cozinham para a família, por exemplo.

“A comida tem um significado físico e emocional e acho que oferecer comida para outra pessoa é um conforto para quem faz e para quem recebe”.

Estar na cozinha ouvindo aquela música que tanto gosta, testar novas receitas e arriscar usando temperinhos novos faz com que sua mente foque apenas no momento especial que é estar ali preparando algo para alguém que ama ou para você.

Quem tem o costume de cozinhar bem sabe que preparar as mesmas refeições todos os dias é cansativo, mas já pensou em mudar o cardápio? Não precisa ser algo com um grau de dificuldade tremendo, mas um prato que talvez sempre teve vontade de fazer, mas que sempre deixou para depois. Que tal tentar?

O Chef de Família é exibido todos os sábados na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória sempre às 14h logo após o Balanço Geral. A reprise de cada episódio do programa acontece aos domingos, às 8h.

Durante todo o reality devido ao momento que vivemos, todos os competidores e equipe técnica envolvidos na produção passam por testes RT-PCR. Além disso, o uso de máscara é obrigatório no estúdio. Álcool em gel e máscaras descartáveis também são fornecidas durante as gravações.

Leia também:

>> Conheça quatro temperos fáceis de plantar em casa para usar nas receitas

>> Aprenda a preparar receitas feitas pelos participantes nos episódios anteriores

>> Conheça as especiarias mais indicadas para usar na hora de fazer uma receita

>> Voto popular: entenda como você pode ajudar seu participante favorito

>> Reveja os episódios da 4ª temporada

Patrocínio

Apoio