Torta Capixaba, conheça a história da estrela do próximo episódio

Receita famosa no período da Páscoa, a Torta Capixaba será o tema da prova do próximo episódio

Todo capixaba já ouviu falar ou já provou a tradicional Torta Capixaba, que como o nome já diz, só servida originalmente no Espírito Santo. Mas você sabe de onde são as origens desse prato?

O prato é uma verdadeira mistura de culturas, tanto dos colonizadores europeus, quanto de índios e africanos. Ela é um prato tão presente na história do estado, que até Pero Vaz de Caminha, um dos primeiros portugueses no Brasil, escreveu em suas cartas que os índios comiam uma mistura de frutos do mar com palmito.

Mais foi somente no século 19 que a torta, como conhecemos hoje, começou a tomar forma. Os portugueses já tinham o hábito de comer frutos do mar e, com a forte influência que a igreja católica possuía sobre o povo lusitano, o hábito de não comer carne na Semana Santa era seguido à risca. Foi nessa época que os portugueses tiveram a ideia de acrescentar o marisco e o bacalhau à mistura feita pelos índios. Nascia a Torta Capixaba.

E a receita que melhor representa o Estado está no 8º episódio do Chef de Família. Os seis competidores, que continuam na disputa, vão ter que mostrar suas habilidades para preparar a torta mais gostosa durante a prova.

Não esqueça que no dia 12 de outubro, semana que vem, você decidirá qual vai ser a prova da grande final do Chef de Família, que acontecerá no dia 2 de novembro. Alessandro Eller vai abrir a votação popular aqui pelo Hotsite do programa e será você quem vai decidir o que os dois finalistas vão preparar. Anota essa data na agenda e não esquece!

Então não pode perder o episódio deste sábado, às 14h, na TV Vitória RecordTV.

Não esquece de seguir o instagram do Chef de Família, é o @programachefdefamilia

Patrocínio

Apoio