Foliões podem receber mapa completo do Sambão do Povo pelo smartphone

Entretenimento

Foliões podem receber mapa completo do Sambão do Povo pelo smartphone

Além disso, sensores serão instalados nos carros alegóricos e, ao passar pelo folião, o serviço disponibilizará as letras dos sambas-enredo nos celulares e mostrará a evolução da escola

O folião capixaba contará com recursos tecnológicos durante o desfile Foto: Divulgação/Yuri Barichivich

Os foliões terão uma novidade tecnológica nos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2015. Ao chegar à passarela do samba, a pessoa receberá em seu smartphone o mapa completo do sambódromo, indicando os setores de arquibancada e camarotes, saídas de emergência, postos do Corpo de Bombeiros e outras informações.

Além disso, sensores serão instalados nos carros alegóricos e, ao passar pelo folião, o serviço disponibilizará as letras dos sambas-enredo nos celulares e mostrará a evolução da escola. Essa inovação será usada pela primeira vez no Carnaval de Vitória. Para ter acesso a essa novidade, o folião precisa fazer download do recém-lançado aplicativo Vitória Online e estar com o bluetooth ligado.

Essa tecnologia se chama iBeacon e tem sido muito utilizada em cidades como Nova Iorque, em praças e parques públicos, para informar moradores e visitantes sobre os locais.

"O Carnaval será o primeiro passo. Nossa intenção é espalhar os sensores iBeacon por Vitória, seguindo o conceito de cidade inteligente. Assim, podemos usar essa tecnologia para divulgar avisos, pesquisas e informações sobre pontos turísticos, obras e monumentos, por exemplo. Além de oferecer dados sobre os equipamentos públicos e informatizar a relação do cidadão com a cidade, há ainda a questão da sustentabilidade, pois, tendo as informações no celular, menos informativos precisarão ser impressos em papel", afirmou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Internet wi-fi

A rede wi-fi Vitória Online, que já está disponível gratuitamente em diversos pontos da cidade, estará disponível também no Sambão para cerca de 12 mil acessos simultâneos. Assim, os foliões poderão utilizar as redes sociais para compartilhar seus cliques e impressões sobre os desfiles do Carnaval.

Mas fica a dica: o uso de máquinas fotográficas, filmadoras, telefones celulares e o pau de selfie está proibido enquanto os foliões estiverem desfilando na passarela do samba. Se alguma pessoa for flagrada usando os aparelhos na avenida, a escola pode ser penalizada. Os aparelhos só estão liberados para quem estiver assistindo ao espetáculo fora da avenida.

Aplicativo Vitória Online

No aplicativo Vitória Online, é possível encontrar informações básicas sobre a história e serviços da capital
No recém-lançado aplicativo Vitória Online, é possível encontrar informações básicas sobre a história e a cidade de Vitória, a partir de celulares e tablets. Esse é mais um canal de gestão compartilhada e comunicação direta entre munícipe e Prefeitura.

Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão a notícias, serviços e telefones dos órgãos públicos municipais. O app está disponível para iOS e Android e para começar a utilizar basta aceitar os termos e fazer o download.

Carnaval de Vitória 2015

O Carnaval 2015 do Brasil começa em Vitória, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, com os desfiles das escolas de samba capixabas.

Os ingressos para arquibancadas, mesas de pista e camarotes serão vendidos on-line a partir das 10 horas da próxima quinta-feira (22), no site http://www.blueticket.com.br. As vendas acontecerão até domingo (25).