Entretenimento e Cultura

Luisa Mell critica Tiago Leifert e diz que apresentador está mal informado

Redação Folha Vitória

A última terça-feira, dia 15, ficou marcada pela estreia do Big Brother Brasil 19. Em um determinado momento, Tiago Leifert estava conversando com os participantes da casa e começou a falar com Hana sobre a alimentação vegana da competidora. A sister então citou que havia comido um pão de forma mais cedo, o que levou a uma pergunta polêmica de Tiago.

- Mas pão de forma não leva ovo?

Hana ficou sem graça com a questão, pensou um pouco e respondeu que nenhum pão que ela comia levava ovo na composição. O apresentador rebateu com uma brincadeira.

- Hana, você acabou de pecar. Você fez animais sofrerem com o seu pão de forma.

Depois, a produção do programa avisou que o pão não levava ovo nos ingredientes, somente água e farinha. Mas as redes sociais não gostaram da ironia de Tiago, que foi duramente criticado por ter diminuído a causa vegana. Veja alguns comentários:

Para ser bem sincero achei meio escrota essa cena do Tiago Leifert com a Hana.

Achei ridícula a atitude do Tiago Leifert no BBB. Se a menina é vegana o problema é dela, se você não quer ser ok, ninguém tá mandando você não comer carne, você apenas é OBRIGADO a respeitar a escolha alheia.

Meu Deus, o Tiago Leifert constrangeu a Hana no ao vivo, a Globo twettou "vegana de Taubaté detectada". Pessoal começou a maratona para queimar uma participante. Coitada, odiei isso.

Ridículo Tiago Leifert zombando da Hana por ela ser vegana. Falta de respeito do c*****o.

Já na tarde desta quarta-feira, dia 16, Luisa Mell se pronunciou sobre o caso. A ativista escreveu um texto defendendo Hana e desaprovando a postura de Tiago na conversa. Confira:

A polêmica do dia... Grande parte dos pães não contém nem ovos, nem leite... mas muitos tem! Por isso todo vegano vira um grande leitor de rótulos! Quanto ao programa... os produtos na casa não tinham embalagem, ela não tinha como saber... Agora quem me pareceu estar pouco informado sobre a importância do veganismo foi o apresentador Tiago Leifert. Querido, veganismo n é apenas sobre ter peninha das galinhas. Não é uma luta menor... muito pelo contrário. O veganismo parte da consciência de que o consumo de produtos e alimentos de origem animal é cruel e desnecessário, prejudicando não só a saúde, mas também o meio ambiente, os animais e a própria sociedade.

Os principais motivos para uma pessoa se tornar vegana estão relacionados a princípios éticos e sociais e à preservação da saúde e do meio ambiente. A indústria de produtos de origem animal provoca enormes impactos ao meio ambiente. Além da derrubada de grandes áreas de mata para a geração de pasto, ela é também responsável pelo derramamento de resíduos no mar, nos rios e nos lençóis freáticos. Dessa forma, essa produção polui e contamina as águas, levando a população a sofrer com diversos tipos de doenças decorrentes disso. A criação de gado e de outros ruminantes também produz um efeito devastador na atmosfera, devido à emissão de gases. Combinado ao dióxido de carbono, o metano gerado pelos animais contribui consideravelmente para o agravamento do efeito estufa. Podemos falar também sobre a fome mundial... 51% dos grãos plantados no mundo são destinados a engordar animais para o abate. Grãos que poderiam alimentar milhões e milhões de pessoas se todos fossem veganos! Podemos falar também sobre a água, que em pouco tempo valerá mais que petróleo! Segundo a organização Water Footprint, a produção de um quilo de carne bovina exige 15 mil litros de água. Estudos sérios apontam o veganismo como uma das soluções para a escassez que se aproxima...

Não que a compaixão com as galinhas não seja importante, mas já que isto não te comove, quem sabe estes outros argumentos o façam levar informações relevantes para o grande público do BBB!

E aí, o que você achou?

Pontos moeda