Entretenimento e Cultura

Animes: conheça as principais animações produzidas no Brasil

A paixão no mundo todo pelo anime, ou animê, de origem japonesa, fez com a categoria extrapolasse as fronteiras do Japão e encantasse os brasileiros

Foto: Divulgação/ Pixabay

Alguém se lembra ou já ouviu falar de Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captors ou Naruto? Pois é, os animes são consumidos por muitos brasileiros, inclusive os capixabas, há décadas. Nosso país é o quinto em procura por esse tipo de animação, atrás apenas de Japão, EUA, Filipinas e França, de acordo com a Epic Dope, plataforma especialista no assunto.

A paixão no mundo todo pelo anime, ou animê, de origem japonesa, fez com que esta categoria extrapolasse fronteiras e demandasse até mesmo a produção de outros países. O Brasil já é um dos que se dedicam aos animes, e não deixam nada a desejar nos quesitos qualidade e enredo.

Conheça alguns dos principais animes produzidos no Brasil!

No Game, No Life

Esta obra é, originalmente, uma série de light novels criada por Yuu Kamiya. Mas não se engane - Kamiya é apenas o nome artístico do brasileiro Thiago Lucas Furukawa, nascido em Uberaba (MG) que mora no Japão há alguns anos. Seu talento foi descoberto em um evento de animes e, assim, conseguiu lançar No Game, No Life, publicada na revista MF Bunko J.

O sucesso foi tanto que ela alcançou seis volumes e teve mais de um milhão de cópias em circulação do mangá.

A partir daí, a Madhouse, um estúdio japonês de animação, realizou a adaptação para a televisão. Atualmente, é possível conferir a série no Netflix.

Holy Avenger

Este anime no formato mangá acontece em um mundo chamado Arton. Ele conta a história da druída Lisandra, que está em busca dos Rubis da Virtude, e recebe ajuda da elfa Niele, do mercenário Tork e do ladrão Sandro.

A qualidade do Holy Avenger é tamanha que conseguiu o sexto lugar na primeira edição do Prêmio Internacional de Mangá, realizado no Japão, em 2007.

Os fãs, contudo, aguardam há alguns anos o lançamento em série de animação, que tem problemas com captação de recursos para tal.

Magma

Esta animação 100% brasileira é criada pelo conhecido Robson Menezes dos Santos, atuante no mercado desde 1998. O Magma é um projeto que está sendo desenvolvido desde 2015, mas ainda não tem data prevista para lançamento.

No anime, Rasdael Tatsuya é um menino de 13 anos que vive em São Paulo, e tem sua vida transformada quando vê uma nave espacial. De dentro dela, sai Lu-Ha, uma moça que apresenta ao garoto a energia Magma, que mudará seu destino para sempre. Também estão na história o cachorrinho Toguro e seus melhores amigos humanos Carol, Thiago e Will.

É possível assistir o trailer da 1ª abertura no canal oficial de Robson Menezes.

Referências ao Brasil

Alguns animes, apesar de não serem produzidos por aqui, fazem referências ao nosso país, criando identificações e estreitando laços com o enorme público brasileiro.

Michiko & Hatchin

Michiko é uma criminosa em fuga das autoridades. Além de tudo, ela raptou Hatchi de seus pais adotivos. No roteiro, elas tentam juntas enfrentar a vida e passam por situações ora divertidas, ora dramáticas.

A história se passa em cidades como Olinda, Recife e Rio de Janeiro, e muitos cenários têm até cartazes e placas em português.

Cavaleiros do Zodíaco

Dessa referência muita gente vai lembrar! Quando Seya precisava encarar as batalhas por meio das 12 casas do zodíaco, em um momento, ele enfretou Aldebaran de Touro. Este, um dos mais poderosos cavaleiros de ouro, recebeu sua armadura aqui no Brasil.

Cowboy Bepob

Este Anime é uma aclamada série japonesa, de gênero space western, ou seja, algo como faroeste galáctico. Em um dos episódios, os cowboys encontram três velhinhos pelo espaço, Antônio, Carlos e Jobim.

Pokémon

Um dos animes mais famosos da história chegou também aos cinemas. O primeiro filme Pokémon lembrou do Brasil e deixou os fãs muito empolgados. Quem se recorda?

Foto: Divulgação / Pexel

Mewtwo, um dos personagens em destaque no longa, foi criado a partir do material genético de um animal encontrado na Floresta Amazônica.

Pontos moeda