PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Com fábrica capixaba, roupa feita em Guarapari é vendida para todo o Brasil

Empresária largou ramo de gestão de petróleo para investir em feitio de moda fitness no Espírito Santo. Hoje, Andressa Moretto produz cerca de mil peças por mês com equipe de 9 pessoas

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Jhonatan Glicério
Irmãos e sócios: Renan Zanoteli e Andressa Zanoteli Moretto

Em um ano, Andressa Zanoteli Moretto inaugurou fábrica e loja de roupas em Guarapari, a AZ. Profissional de uma área completamente diferente, a empresária de 40 anos também aprendeu a desenhar, elaborar e lançar coleções inteiras de moda fitness, praia e vestuário comum. Hoje, ela já vendeu para todos os estados do Brasil pela internet.

“Já mandamos para todos os estados brasileiros. Pará e Tocantins nós temos exclusividade. Também em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia… São todos grandes compradores”, confidencia à Coluna Pedro Permuy.

E lembra: “Comecei a fábrica em dezembro de 2020. A gente começou só com a moda fitness, mas já começamos com projeto de iniciar a moda praia, que está rodando, e agora, com máquinas que são únicas no Espírito Santo, começamos a produzir modinha, como falamos, também. Que são peças de roupa comuns”.

Andressa, que fez nascer a empresa durante a pandemia da covid-19, apostou todas as fichas na internet, de onde ainda é líder de vendas. Mas decidiu abrir a loja para fortalecer a marca entre os capixabas e ter um espaço físico. “Fica tudo em Guarapari, uma coisa próxima da outra. E sempre tive vontade de trabalhar com isso. Sou formada em gestão de petróleo e trabalhava como analista de qualidade em várias multinacionais. Eu e meu irmão, que é meu sócio nos negócios. E aí ele, que mora na Austrália, topou entrar comigo e entramos juntos”, explica.

Foto: Jhonatan Glicério

LEIA TAMBÉM: Cirurgião plástico do ES já operou 30 mulheres de graça. Conheça projeto!

A empresária é quem pensa nas peças, nas coleções e ajusta os detalhes com o modelista: “Vai uns 15 dias nesse processo todo. A gente bota no papel, faz a peça, eu provo, a gente faz os ajustes e manda de volta. Até o resultado final… Nunca é de primeira”.

LEIA TAMBÉM: Bil Araújo curte tarde na mansão com Marcus Buaiz em Guarapari

Com uma equipe de 9 pessoas atualmente, a produção chega às mil peças por mês, mas tem expectativa de aumentar. “Só não aumento sem mais pessoal porque desde que comecei, falei que só ia fazer com qualidade máxima. Tem gente que, na minha estrutura, faz 5 mil peças por mês. Mas eu me sinto confortável produzindo as mil. Minha linha é especial, a costura é especial, a peça é para ser eterna. E isso eu não consigo se focar só na quantidade”, completa.

LEIA TAMBÉM: Carnaval de Vitória: muso do bumbum de 116cm será destaque de camarote

E conclui: “De tudo, a experiência está sendo maravilhosa e vamos crescer muito neste com com certeza! Quando comecei, estudei como funcionava tudo, da concepção até o pós-venda, e seguirei assim, com meu irmão de longe, para sermos uma marca totalmente capixaba que cresce para o Brasil e mundo todo”. 

Pontos moeda