Entretenimento e Cultura

Veja destinos 'bate e volta' para curtir no ES sem gastar muito

Confira opções que você pode aproveitar sem gastar muito e levar toda a família. Em temos de crise econômica, nada melhor do que um destino bate e volta

Foto: @guia_rio_claro_caparao

Com verão e férias da criançada, nada melhor do que aproveitar muito. Há opção de fazer uma viagem bate e volta em vários pontos com atrações para a família, aqui mesmo, no Espírito Santo

>> Conheça praias, cachoeiras e pontos turísticos para curtir em Anchieta

>> Veja 13 praias e cachoeiras para curtir durante o verão em Guarapari

>> Praias, cachoeiras e rios: veja onde aproveitar o verão no ES

E para te ajudar a escolher o que fazer, o Jornal On-line Folha Vitória preparou algumas sugestões de passeios para toda a família. Confira:

>> Zoo Park da Montanha: o zoo fica localizado na região Serrana do Estado, em Marechal Floriano. No local há várias espécies de animais, incluindo um leão. O zoológico tem 550 animais de 130 espécies.

>> Endereço: Sítio da Vovó, Barra do Rio Fundo, Marechal Floriano.
>> Contatos: 27 3288 1151 ou 27 9 9992 2215.
>> Ingresso: R$ 40, para adultos; R$ 20, meia-entrada. Crianças de até 2 anos não pagam entrada. De 2 a 12 anos pagam meia-entrada. Acima de 12 anos. Estudantes com carteirinha e idosos também pagam meia.

>> Praia da Bacutia: para quem mora na Grande Vitória, ou até na região Serrana, uma boa opção é visitar uma das praias mais badaladas do Estado: a praia da Bacutia, localizada em Guarapari. Famosa pelos frequentadores, a praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil. A região conta com comércio e serviços para os banhistas. A praia está a apenas 70 quilômetros de Vitória. Se der sol é uma boa opção.

>> Endereço: Avenida Viña Del Mar, bairro Enseada Azul, Guarapari.
Foto: Reprodução

>> Parque do China: nada melhor do que fugir do barulho e poluição da cidade para aproveitar a paz e tranquilidade da região Serrana do Espírito Santo. O Parque do China é um dos mais conhecidos do Estado e conta com ampla estrutura de lazer e descanso. Programa ideal para os casais que buscam o clima ameno e as paisagens de tirar o fôlego de Domingos Martins.

>> Endereço: Rodovia BR-262, Vitor Hugo, Domingos Martins.
>> Contatos: 27 3288 4141 ou 27 3288 4126.
>> Ingresso: preços apenas sob consulta.
Foto: Convento da Penha

>> Convento da Penha: cartão postal de Vila Velha, o Convento da Penha é uma opção, principalmente, para quem mora no interior do Estado e quer curtir um dia de tranquilidade e paz espiritual. O local é o número um em lugares do Espírito Santo que se tem que visitar. Além de missas, o santuário traz, ainda, vistas de Vitória e Vila Velha que só se pode ver por ali. A entrada é gratuita e há comércio nos arredores com restaurantes e lojas souvenires.

>> Endereço: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha, Vila Velha.
>> Contatos: para conferir os horários das missas: 27 3329 0420.
>> Ingresso: entrada gratuita.
Foto: Caminha Gente

>> Rua do Lazer: localizada em Santa Teresa, na região Serrana do Estado, a Rua do Lazer é uma opção para quem aprecia a gastronomia gourmet. O visitante ainda pode desfrutar de uma refeição nos belos e antigos casarios da época da colonização. Além de sua característica histórica, a rua é uma excelente opção de lazer e gastronomia em família.

>> Endereço: Rua Coronel Bonfim Júnior, Centro Santa Teresa.

>> Vila Velha: cidade “colada” em Vitória, separada apenas por uma ponte, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de praias. Mas não é só isso que tem na cidade. Vila Velha é um importante destino turístico religioso com o Convento da Penha, um dos santuários mais antigos do país. 

>> Anchieta: o município do Sul do Espírito Santo viu crescer o turismo após a canonização de Padre José de Anchieta, fundador da cidade. Belezas naturais de encher os olhos, religiosidade e riqueza histórica, são alguns dos atrativos. O litoral também é “abençoado”. As praias de águas calmas e de beleza exuberante atraem visitantes de várias partes do Brasil. Para atrair mais turistas, o museu da cidade receberá obras. A população do município é estimada em 27 mil habitantes. No verão, esse número mais que duplica, alcançando 70 mil pessoas.

>> Cachoeiro de Itapemirim: o município do Sul do Estado fica a 153 quilômetros de Vitória e é a cidade natal do rei Roberto Carlos. Na cidade, há um espaço histórico dedicado ao cantor. Também é possível conhecer o lugar onde morou o cronista Rubem Braga, que hoje abriga uma biblioteca e um museu.

>> Domingos Martins: conhecida pelas temperaturas mais amenas, a cidade faz parte da região Serrana do Estado e conta com atrações para os amantes da natureza e esportes radicais. O distrito de Pedra Azul é o mais turístico. No distrito, há opções para os mais aventureiros, como arvorismo, tirolesa, escalada e rappel.

>> Linhares: o município do Norte do Espírito Santo é repleto de belezas naturais e tem a única praia de nudismo do Estado, a de Barra Seca. A praia foi referência para a prática do naturismo, em 2015, pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Também há opções de turismo para os fãs de pesca, com a lagoa Juparanã, com 30 quilômetros de extensão. Linhares também tem grande atrativo para o agroturismo, com fazendas e sítios.

Foto: Divulgação

>> Guarapari: a cidade da Grande Vitória dispensa apresentações. Conhecida como a "cidade saúde", as praias do municípios viram verdadeiros points do verão. As praias das Castanheiras e da Bacutia são conhecidas por reunirem gente bonita. A Enseada Azul e Meaípe concentram o agito da vida noturna no município quase que triplica nesta época do ano.

>> Venda Nova do Imigrante: também colonizada por italianos, a cidade fica localizada na região Serrana do Estado. O município é conhecido pelas festas tradicionais, como a da Polenta. Venda Nova é o berço capixaba do agroturismo. Lá existem grandes propriedades que fabricam queijo, café, cachaças, licores e socol, uma qualidade de linguiça.

Foto: Um Novo Caparaó/Divulgação

>> Parque do Caparaó: o entorno do Parque do Caparaó Capixaba é formado por cinco municípios: Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi e Iúna. Toda a região é tipicamente rural e encontramos muitas famílias envolvidas com a agropecuária, e a agricultura familiar. A região tem mais de 200 cachoeiras, trilhas, e é perfeita para quem curte a natureza.


Pontos moeda