Vitória não terá carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo

Entretenimento

Vitória não terá carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo

A prefeitura analisa a possibilidade de os blocos carnavalescos realizarem eventos em espaços fechados, onde há possibilidade de controle de acesso

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Vitória não terá carnaval de rua em 2022. Com isso, os blocos carnavalescos não poderão desfilar pelo segundo ano consecutivo na Capital capixaba. Os desfiles das escolas de samba, no entanto, estão mantidos.

A decisão foi anunciada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, na tarde desta quinta-feira (06) e leva em consideração a epidemia de gripe e o aumento no número de novos casos de covid-19 no Espírito Santo.

A prefeitura decidiu cancelar a programação dos blocos e shows nas praças do Centro da cidade levando em consideração as dificuldades de controle e fiscalização das regras sanitária no espaço aberto. 

De acordo com Pazolini, a prefeitura irá analisar a possibilidade de os blocos realizarem eventos em espaços fechados, onde é possível controlar o acesso e fazer a fiscalização. Neste caso, os foliões poderão ser obrigados, por exemplo, a apresentar comprovante de vacinação e teste negativo para covid-19. A definição, no entanto, ainda está em discussão.

Pelo menos outras 12 capitais também cancelaram os blocos de rua no Carnaval deste ano. São elas: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio, Salvador, São Luís e São Paulo.

Desfiles das escolas de samba estão mantidos em Vitória

Os desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo, em Vitória, estão mantidos. De acordo com prefeito, o evento, que no Espírito Santo acontece sempre uma semana antes do Carnaval oficial no Brasil, está marcado para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro.

LEIA MAIS: Desfile de escolas de samba está mantido em Vitória; folião terá que apresentar teste PCR

O prefeito destacou que os desfiles deverão obedecer a critérios sanitários. Entre as exigências, os quem for desfilar ou assistir aos desfiles deverá apresentar o comprovante de imunização completo e teste PRC negativo realizado até 72 horas antes.

Carnaval 2022: Veja o planejamento de outras cidades da Região Metropolitana do ES

Na Região Metropolitana, Guarapari já anunciou que não terá programação de Carnaval em 2022. A decisão, segundo a prefeitura, levou em consideração o aumento no número de novos casos de covid-19 e a epidemia de gripe no Espírito Santo. 

LEIA MAIS: Não vai ter folia! Guarapari decide suspender carnaval

A prefeitura de Cariacica, por sua vez, informou que está avaliando e decidirá sobre a realização do Carnaval em breve, mas já adiantou que a tendência é cancelar todos os eventos da data.

Em Vila Velha, segundo a prefeitura, um grupo de trabalho planeja projetos de atividades no Carnaval. O município canela-verde destacou que a execução deste planejamento depende do que preconizam os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco da covid-19.

A prefeitura da Serra e Viana também foram procuradas pela reportagem, mas até o momento da publicação não houve resposta. O texto será atualizado assim que recebermos um posicionamento.