CARNAVAL DE VITÓRIA 2023

Entretenimento e Cultura

Blocos de rua em Vitória só podem desfilar até as 18h

Prefeitura da Capital limita o tempo das agremiações em uma hora a menos em relação ao Carnaval de 2020, o último em que foi permitida a aglomeração de pessoas

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória


Foto: BatuQdellas/divulgação
Bloco BatuQdellas na Avenida Beira-Mar desfilou pela última vez no Carnaval 2020

O Carnaval de 2023 em Vitória será marcado pelo retorno dos blocos de rua, após dois anos de suspensão por causa da pandemia de covid-19. Porém, quem quiser botar o bloco na rua, como cantava o compositor capixaba Sérgio Sampaio (1947-1994), terá que se limitar a desfilar até as 18h nos dias de folia. É o que diz um decreto da prefeitura da Capital e que traz regras para os desfiles das agremiações de rua. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O horário limite é válido para os dias do feriado e também para os blocos que saem nos finais de semana antes e depois da data oficial da festa. Na nova regra, há redução de uma hora do limite para o fim das atividades dos blocos. Em 2020, eles podiam ficar até as 19h. 

Também ficou definido que serão permitidos, no máximo, dois blocos de rua por dia, em regiões administrativas diferentes, até o horário limite das 18h. 

Somente no período do feriado de Carnaval, de 18 de fevereiro até 21 de fevereiro, serão permitidos mais de dois blocos por dia no Centro, até o horário limite das 18h. Será obedecida, em todos os casos, a ordem cronológica do protocolo dos pedidos. 

LEIA MAIS: Verão Vila Velha: Shows e atrações na Prainha a partir desta sexta

Já os blocos fora do período de Carnaval podem sair de 21 de janeiro até o dia 12 de março, exceto nos dias dos desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo, entre os dias 10 e 11 de fevereiro. 

O decreto foi publicado no último dia 9 de janeiro e as inscrições de interessados na programação do Carnaval já estão sendo recebidas. Os responsáveis pelos blocos já podem protocolar, junto à Secretaria de Governo, a sua solicitação com prazo de antecedência de, no mínimo, 10 dias, antes da realização do evento. 

A Secretaria Municipal de Cultura de Vitória informou que as normas foram "fruto de amplo debate entre a sociedade civil organizada, representantes de blocos e membros da PMV. Desde o último mês de dezembro, foram realizadas diversas reuniões com organizadores e diretores de blocos de Carnaval da cidade de Vitória. Uma delas, inclusive, com a presença do prefeito, Lorenzo Pazolini", pontua. 

Informou que, até esta sexta-feira (20), 13 blocos protocolaram inscrições. A expectativa é que até 50 grupos participem da programação oficial do Carnaval em Vitória.

Pontos moeda