Entretenimento e Cultura

"Caleidoscópio": qual é a melhor ordem para assistir à série da Netflix?

A trama é baseada em eventos reais, quando US$ 70 bilhões em títulos bancários foram roubados no centro de Manhattan durante o furacão Sandy

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Netflix

A série "Caleidoscópio" estreou recentemente na Netflix com uma proposta diferente, prometendo mudar a maneira como assistimos às produções que chegam ao streaming.

Traduzido do inglês Kaleidoscope, a produção é uma minissérie de televisão americana de drama de assalto criada por Eric Garcia, que traz uma experiência inovadora no serviço.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com oito partes, a obra gira em torno do mestre ladrão Leo Pap e sua equipe, que tenta um roubo épico de bilhões de dólares — mas traição, ganância e outras ameaças podem acabar com os seus planos.

O enredo é baseado em eventos reais, quando US$ 70 bilhões em títulos bancários foram roubados no centro de Manhattan durante o furacão Sandy.

Entenda a história de Caleidoscópio

Foto: Divulgação / Netflix

A trama é contada desde 24 anos antes do roubo até seis meses depois, no entanto, não existe uma ordem correta para assistir aos episódios.

Para não estragar a experiência, os títulos dos episódios ganham apenas os nomes de cores, como Preto, Verde, Amarelo, Azul, Violeta, Laranja, Rosa e Branco.

LEIA TAMBÉM: Alice in Borderland: o que significa os naipes do baralho?

A série não é parecida com produções interativas, como Black Mirror Bandersnatch, em que você interage com a tela para chegar aos eventos finais. 

Em Caleidoscópio, você precisa apenas assistir e, independentemente da ordem escolhia, você assistirá o começo, meio e fim. A única regra é deixar o episódio "Branco" para assistir por último.

Segundo informações da Netflix, a ordem de escolha mudará o ponto de vista da história, assim como os personagens e as questões sobre o assalto.

Assista ao trailer:

Veja a ordem cronológica de Caleidoscópio

• Violeta: 24 anos antes do assalto
• Verde: 7 anos antes do assalto
• Amarelo: 6 semanas antes do assalto
• Laranja: 3 semanas antes do assalto
• Azul: 5 dias antes do assalto
• Branco: o dia do assalto
• Vermelho: a manhã depois do assalto
• Pink: 6 meses depois do assalto

Segundo os criadores da minissérie, existem muitas possibilidades de ordem para assistir. No total, são 40.320 maneiras diferentes de assistir à obra.

Embora Caleidoscópio seja considerada uma série antológica, existe uma regra: o episódio "Branco", final que detalha o assalto, deve sempre ser assistido por último.

LEIA TAMBÉM: O que é "dorama"? Entenda o sucesso do gênero e veja dicas do que assistir

A Netflix ainda publicou em uma de suas redes sociais, três formas de assistir à trama, além da ordem cronológica. Porém, cada um escolhe da maneira que achar interessante.

• Como um filme do Tarantino: azul, verde, amarelo, laranja, violeta, pink, branco e vermelho. 

• Como um episódio de Orange Is The New Black: verde, violeta, vermelho, laranja, amarelo, azul, branco e pink.

• Como uma clássica história de detetive: laranja, verde, violeta, vermelho, amarelo, azul, branco e pink.

Nas redes sociais, diversos vídeos começaram a surgir. O público está curioso com a novidade que o serviço de streaming está apresentando. Alguns estão até mesmo divulgando a obra e debatendo sobre as possibilidades. Veja:

*Texto da estagiária Ana Paula Brito Vieira, sob supervisão da editora Laís Magesky

Pontos moeda