CARNAVAL DE VITÓRIA 2023

Entretenimento e Cultura

Carnaval do Reencontro: blocos de rua voltam a desfilar na Grande Vitória

Grupos comemoram retorno da folia após dois anos de suspensão por causa da covid e esperam "maior de todos os Carnavais"

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Luara Monteiro/divulgação
O Bloco Amigos da Onça sai no dia 21 de fevereiro, no Centro de Vitória, com concentração na Bica da Capixaba

Após dois anos com atividades suspensas por causa da pandemia de coronavírus, os blocos de rua encaram a folia de 2023 como o maior de todos os tempos é já o chamam de Carnaval do Reencontro. O refrão de "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua", de Sérgio Sampaio, vai ser seguido à risca.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A um mês da festa de Momo, a expectativa é alta nos grupos na região metropolitana que já estão a todo vapor na preparação das saídas nos dias de Carnaval, em fevereiro, e também com programação para um "esquenta" até lá, recheado de festas e ensaios abertos. 

"Momento de extravasar", "hora de ocupar as ruas novamente", maior de todos os carnavais" foram algumas das previsões dadas pelos organizadores.

"Esse ano vai ser muito especial porque carnaval é ocupar as ruas, é o povo que celebra unido, que se abraça, algo que a gente teve que suspender por causa da covid mas que poderemos voltar a fazer com a festa que é a essência da alma do brasileiro", sintetiza Raquel Boldi, do bloco Amigos da Onça

Quer receber nossas notícias de entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O bloco, que há sete anos, marca ponto no região histórica da Bica da Capixaba, na altura da Gruta da Onça, no Centro de Vitória, é conhecido pela promoção da diversidade, com apoio do público LGBTQIA+. 

"Os foliões não veem a hora de fazermos uma festa bonita, após dois anos de hiato. Vamos sair na terça de Carnaval, dia 21 de fevereiro, com concentração a partir das 13h na bica, saindo pela Barão de Monjardim", informa.

Foto: Marcelo Rosa
Regional da Nair vai ocupar a Avenida Beira-Mar, em Vitória

O Regional da Nair, outro bloco que virou tradição no Centro de Vitória, está a todo vapor para retomar as saídas após ficar com apresentação restrita online em 2021 e 2022. 

Completando 15 anos de fundação, o grupo, que já arrastou mais de 70 mil pessoas, sai no domingo da folia, dia 19 de fevereiro, na avenida Beira-Mar, a partir das 8h da manhã. 

"Depois de revolucionar o carnaval de rua do Centro de Vitória, trazer o carnaval para a data oficial, levar o bloco para a manhã e também para a avenida Beira-Mar, esse retorno também não poderia ser menos especial. Teremos o maior Carnaval de Rua de todos os tempos", promete André Félix, um dos integrantes da diretoria do grupo. "O desfile desse ano do Regional vai ser diferente de todos os anos. Vamos manter em segredo até o desfile", acrescenta.

O Regional faz uma festa de esquenta neste sábado (21), no Recreio do Olhos, em Vitória, junto com os blocos Afrokizomba e BatuQdellas.

Um dos integrantes da organização do Puta Bloco, Carlos Felipe, diz que espera que o Carnaval 2023 seja "inesquecível". 

Foto: Reprodução / Instagram
O Puta Bloco sai no dia 19 de fevereiro, no Centro de Vitória

"Se na última vez que os blocos do Centro de Vitória saíram acabaram atraindo 100 mil pessoas ao longo de todo o Carnaval, imagine o deste ano em que será o retorno da folia, sem as restrições sanitárias e com o sentimento forte de matar a saudade da festa? Com certeza, deve subir para 120 mil foliões. As plataformas de hospedagem já indicam disponibilidade quase no limite para o Centro na época do feriado de fevereiro. Vai ser um grande Carnaval", comemora.

O bloco, que completa cinco anos neste Carnaval, vai sair pela avenida Beira Mar, no dia 19 de fevereiro, no domingo carnavalesco, no período da tarde, com horário de concentração a ser definido. Com a filosofia do bloco de promover a inclusão, Felipe diz que, este ano, será aberto uma pré-inscrição para cadeirantes. 

"No nosso bloco cabe todo mundo e iremos organizar a participação dessas pessoas conosco, levando em conta acessibilidade, tornando realmente a folia para todos", destaca.

O Afrokizomba, que também completa cinco anos de fundação, vai sair no dia 18 de fevereiro, a partir das 13h, ocupando as ruas do centro de Vitória. "A expectativa está bem alta por causa desse retorno e dessa comemoração. Vamos lançar músicas novas, sambas inéditos, para marcar esse momento", prevê Erica Vilhena. 

Foto: Reprodução Instagram
Primeiro bloco afro de Vitória, o Afrokizomba sai no dia 18 de fevereiro, no Centro de Vitória

Primeiro bloco afro do Carnaval de Vitória, o grupo, que usa sua arte para promover a conquista de direitos da população negra e o combate ao racismo, também vê no Carnaval do Retorno um gosto especial com o Brasil sob um novo presidente. 

"O retorno do Carnaval vai ser celebrado também com essa marca, a do retorno de um governo democrático, de esquerda, onde o presidente Lula inclui pessoas negras no comando dos ministérios. Vai ser um Carnaval em que o bloco vai festejar também o esperançar que retorna ao país", destaca. 

LEIA TAMBÉM: Shows de graça para aproveitar no fim de semana na Praia de Camburi

O Afrokizomba, até o Carnaval, fará ensaios técnicos às quintas e aos sábados, no Museu Capixaba do Negro, mas as reuniões são fechadas ao público. Também está na agenda uma participação no ensaio na quadra da escola de samba Novo Império, em Caratoíra, no dia 29 de janeiro. 

Primeiro bloco de Vitória formado só por mulheres, o BatuQdellas não vê a hora de também sair pela Beira-Mar. Após dois anos de paralisação por causa da pandemia, o bloco, que sai sempre nas segundas de Carnaval, é atração no dia 20 de fevereiro com concentração a partir das 10h.

Foto: Divulgação
BatuQdellas, formada só por mulheres, sai no dia 12 de fevereiro, no Centro de Vitória

Até lá, as meninas preparam ensaios abertos. “Podemos adiantar que no dia 12 de fevereiro, o bloco fará cinco anos desde o surgimento e está preparando uma festa linda para lançar o carnaval 2023”, informa Sabrina Rocon.

Ela completa que as expectativas estão altíssimas. “Estamos preparando uma apresentação linda, composta por dois shows durante a nossa passagem pela avenida. Estamos há quase um ano preparando para entregar uma festa incrível e muito animada para o público”, reforça.

Na zona norte da capital, em Goiabeiras, o bloco Gaylinhas já faz o esquenta dos tamborins para o retorno de seu cortejo saindo da rua paralela à empresa Vix Transporte, sempre uma semana antes dos desfiles das escolas no Sambão do Povo. “Ansiedade fala alto pois não saímos desde 2021. Estamos preparando uma festa bonita para o dia 4 de fevereiro, a partir das 16h, para marcar nossa volta”, acrescenta o diretor Wagner Loureiro.

Foto: Divulgação
Bloco Gaylinhas, de Goiabeiras, sai no dia 4 de fevereiro

“Vamos homenagear nosso querido amigo e fã do bloco, o cinegrafista Ricardo Duque, que morreu atropelado por um carro na Reta da Penha, em julho de 2020, quando ia para o trabalho de bicicleta. Com esse espírito dele que adorava carnaval, a gente vai voltar a ocupar as ruas do bairro”, promete.

Do outro lado da Segunda Ponte, em Cariacica, também tem bloco em contagem regressiva na volta da ocupação das ruas. O Em Cima da Hora, fundado em 2006, prepara uma grande festa, para sair em Itanguá, no primeiro sábado de feveiro, dia 4, a partir das 16h.

“Estamos ansiosos. Pois, a agremiação nunca deixou de desfilar desde sua fundação. Até mesmo, em 2017, na greve da Polícia Militar realizamos nosso desfile em abril. Mas, infelizmente, devido a pandemia, ficamos sem o nosso tradicional desfile nos anos de 2021 e 2022”, explica o diretor do bloco Fabrício Marques Concilher.

Foto: Divulgação
Bloco Em Cima da Hora sairá no dia 4 de fevereiro pelas ruas de Itanguá, em Cariacica

Até lá, o grupo faz ensaio aberto todos os sábados, às 18h, na rua Rosilva, ponto de concentração, no bairro. Numa ação solidária, o bloco está trocando abadá por três quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues à Paróquia Virgem Maria de Itacibá, Secretaria de Assistência Social de Cariacica e diretamente a famílias carentes da região.

O Em Cima Hora calcula que vai arrastar mais de cinco mil pessoas num trajeto saindo de Itanguá e indo até a praça de Nova Brasília. É movido a trio elétrico, grupo musical, bateria com 60 ritmistas, rainha e mestre da bateria e passistas. Ah, e com músicas próprias.

Prefeituras recebem inscrições de blocos e não fecharam datas

As prefeituras estão em fase de inscrição para os blocos. As datas oficiais das saídas dos grupos estão previstas para serem definidas até o final do mês.

A Secretaria de Cultura de Vitória informou que as inscrições seguem abertas desde a última segunda-feira (16) e, até o momento, 13 blocos já se inscreveram. O desfile dos blocos é disciplinado pelo decreto 21.700. Os responsáveis devem protocolar, junto à Secretaria de Governo, a sua solicitação com prazo de antecedência de, no mínimo, 10 dias, antes da realização do evento.

A prefeitura afirma que a normativa saiu após diálogo com representantes dos blocos, com reuniões realizadas desde dezembro, tendo participado também o prefeito Lorenzo Pazolini.

Segundo o decreto, serão permitidos, no máximo, dois blocos de rua por dia, em regiões administrativas diferentes, até o horário limite das 18h, salvo no período de 18 de fevereiro até 21 de fevereiro, quando serão permitidos mais de dois blocos por dia no Centro, até o horário limite das 18h.

A Prefeitura de Cariacica diz que 10 representantes procuraram a Secretaria Municipal de Cultura demonstrando interesse em sair pelas ruas durante o Carnaval. informa que está em fase final de fechamento de cronograma para definição das regras, calendários, horários, estruturas e itinerários dos blocos de rua junto à Polícia Militar e Guarda Municipal para divulgação nos próximos dias. "As inscrições foram realizadas por meio de edital e foram encerradas entre outubro e novembro de 2022”, finaliza.

A Prefeitura de Vila Velha respondeu para o Folha Vitória que o planejamento e regramentos do Carnaval de Vila Velha ainda estão em fase de desenvolvimento por um grupo de trabalho envolvendo várias secretarias municipais. “Em breve, o município vai divulgar mais informações”, prometeu, dizendo que, até o momento, 10 blocos estão interessados em ocupar as ruas da cidade canela-verde.

Viana informou que o CarnaViana retorna neste ano com programação de desfile de blocos locais e apresentações de bandas capixabas. O evento acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 16h às 23h30, em Viana Centro. Uma inscrição para participação de blocos da cidade será divulgada em breve.

Já a Prefeitura da Serra explicou, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que as definições de programação e investimentos a serem feitos com contratação de atrações musicais e estrutura de palco, sonorização, iluminação cênica e trio elétrico, ainda estão sendo concluídas.

A prefeitura não faz inscrições de blocos de rua para desfilar na cidade, mas organiza as atividades de cada localidade, pois na Serra não há desfile de blocos.

Entre as definições será estabelecido um Termo de Ajuste e Conduta com os blocos de rua, com regramento sobre percurso de desfile, horário, entre outros itens inerentes a esta atividade no Carnaval.

Será divulgado um calendário com os dias de saída.

A prefeitura informa ainda que fornece a estrutura de banheiros químicos, segurança, interdição de vias para o evento de carnaval que integra o calendário oficial da cidade.

A Prefeitura de Guarapari não respondeu à reportagem.

SERVIÇO

Ensaios até o Carnaval

- Ensaio de verão com os blocos Regional da Nair, BatuQdellas e Afrokizomba

Quando: sábado (21), às 15h.

Onde: Recreio dos Olhos, Avenida Cel. José Martins de Figueiredo, 575, Maruípe, Vitória.

Ingresso: superticket.com.br/eventos/ensaio-de-verao-do-regional-da-nair

- Em Cima da Hora

Quando: ensaio aberto todos os sábados, às 18h.

Onde: rua Rosilva, Itanguá, Cariacica.

Informações: @emcima_dahora

Abadá solidário: troque 3kg de alimentos não perecíveis por um abadá do bloco. Tudo o que for arrecadado será entregue a famílias carentes da região.

Agenda dos blocos (aguardam liberação das prefeituras para saírem às ruas)

Gaylinhas: sai no dia 4 de fevereiro. Concentração às 16h ao lado da Vix Transportes, avenida Jerônimo Vervloet, 345, Maria Ortiz, Vitória.

Em Cima da Hora: sai no dia 4 de fevereiro. Concentração às 16h, na rua Rosilva, Itanguá.

Amigos da Onça: sai no dia 21 de fevereiro, Terça de Carnaval. Concentração, às 13h, na Bica da Capixaba, Centro, Vitória.

Regional da Nair: sai no dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval. Concentração, às 8h, na Avenida Beira-Mar, Centro, Vitória.

Puta Bloco: sai no dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval. Concentração, na Avenida Beira-Mar, no período da tarde, com horário a ser definido.

Afrokizomba:  sai no dia 18 de fevereiro, sábado de Carnaval. Concentração às 13h em local a ser definido no Centro de Vitória.

BatuQdellas: sai no dia 20 de fevereiro. Concentração, às 10h, na Avenida Beira-Mar, Centro, Vitória.

Pontos moeda