Entretenimento e Cultura

Só até Quarta de Cinzas: Vila Velha não libera blocos após Carnaval

Prefeitura do município canela-verde determina ainda que grupos não poderão desfilar até as praias da cidade e deverão encerrar a festa às 17h

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Vila Velha / Felix Falcão

"Este ano não vai ser igual aquele que passou". A letra da clássica marchinha de 1941, "Até Quarta-Feira", composta por Mário Lago (1911-2002), deu o tom para as regras que terão que ser seguidas pelos blocos de rua interessados em desfilar em Vila Velha: por lá, os grupos não poderão sair depois da Quarta-Feira de Cinzas, que, para os católicos, marca o início do tempo da Quaresma dando fim da folia carnavalesca. 

Em outras cidades da região metropolitana, como Cariacica e Vitória, há agenda para blocos após o Carnaval.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As determinações da Prefeitura de Vila Velha foram divulgadas nesta quarta-feira (25). Incluem ainda que os blocos terão duração máxima de cinco horas e deverão ter suas atividades encerradas às 17h. A obrigação acabou sendo até mais rígida que na Capital, onde os blocos só podem desfilar até às 18h.

Além disso, cada bloco terá direito, no máximo, a sair em dois dias de Carnaval e deverão contar com segurança privada. A cada dia da festa será tolerado no máximo dois blocos por região da cidade, dependendo do percurso e da abrangência do grupo.

As agremiações também não deverão fazer percurso até as praias do município

LEIA TAMBÉM: Carnaval do Reencontro: blocos de rua voltam a desfilar na Grande Vitória

As regras também apontam que blocos em regiões com alto índice de homicídios poderão ser indeferidos ou limitados em seu percurso. Não foram informadas quais seriam essas localidades. 

Será assinado entre o organizador do bloco, a Polícia Militar e a prefeitura de Vila Velha um termo de compromisso, onde os blocos deverão atender todas as condicionantes.

Os blocos interessados deverão se inscrever na Comissão Municipal de Eventos até 30 de janeiro em link na página da prefeitura

Os blocos que não se cadastrarem não terão autorização para realizar percurso, que será fiscalizado pelos agentes da Guarda Municipal e pela Polícia Militar.

Pontos moeda