Entretenimento e Cultura

Escolas de sambas históricas se organizam para desfilar no Carnaval Capixaba em 2018

A Fecapes é inicialmente formada pela Independente de Eucalipto, Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacibá e Império de Fátima

Com o objetivo de retornar a avenida em 2018, cinco agremiações históricas do Carnaval Capixaba fundaram a Federação Capixaba das Escolas de samba (Fecapes). As agremiações pretendem desenvolver ao longo do ano um trabalho diferenciado, em conjunto e repleto de profissionais renomados para construir a possibilidade de representar suas comunidades e reviver o sucesso do passado.

O Carnaval de Vitória é hoje composto por 14 agremiações, que desfilam uma semana antes do carnaval oficial. Entre as pretensões da federação está a possibilidade de desfilar no domingo, com entrada gratuita. Dessa forma, a Fecapes acredita que criará uma nova alternativa para os amantes do Carnaval Capixaba. 

A federação é inicialmente formada pela Independente de Eucalipto, escola fundada em 02 de janeiro de 1982; Mocidade Serrana, fundada em 14 de janeiro de 1980; Mocidade da Praia, fundada em 06 de fevereiro de 1950, e duas vezes campeã do carnaval (1981 e 1984); União Jovem de Itacibá, tradicional escola de Cariacica fundada em 1976 e a caçulinha do grupo, a Império de Fátima, que chegou a desfilar em 2016 no Sambão do Povo como escola convidada. 

Desfile das campeãs da Mocidade da Praia em Vitória Foto: Mocidade da Praia/ Arquivo Pessoal

Motivações

As agremiações, representadas pelo presidente Picolé Assunção e pelo vice-presidente Edmundo Aylor, afirmam que as escolas não visam a construção do carnaval com dinheiro público, mas sim buscar parcerias na iniciativa privada. Além disso, ressaltam que a construção do carnaval será de forma conjunta, com a realização de eventos, uma diretoria de carnaval que permanentemente verificará os trabalhos desenvolvidos e até mesmo auxiliar nas dificuldades apresentadas ao longo do ano.

Participe do carnaval com o Folha Vitória

Você foi a um desfile dessas escolas de samba? Já participou de algum bloco ou carnaval que você considera histórico? Publique sua foto no Instagram com a hashtag #carnavaldaminhavida

Pontos moeda