• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Folia será mais longa neste sábado com o fim do horário de verão

Entretenimento

Folia será mais longa neste sábado com o fim do horário de verão

Os brasileiros de dez Estados e do Distrito Federal deverão atrasar os relógios em 1 hora a partir da meia-noite deste sábado (18)

O Carnaval de Vitória acontece no Sambão do Povo em Vitória Foto: ​Divulgação

A folia no Sambão do Povo ficará ainda mais longa para a sorte dos foliões. À meia-noite deste sábado (18) termina o horário de verão. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em dez Estados do País. A medida, que teve início no dia 16 de outubro de 2016, mudou os ponteiros nos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do DF.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. De lá para cá, houve uma inconstância - em vários períodos a mudança não foi determinada. Só em 1985 o horário de verão passou a ser anual - no início, de abrangência nacional.

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.