Entretenimento e Cultura

Veja as cidades que cancelaram ou continuam com programação de carnaval no ES

Apesar da crise na segurança pública do Espírito Santo, alguns municípios mantiveram a programação e o capixaba terá opções para cair na folia

Por motivos de segurança, vários dos principais carnavais do Espírito Santo foram cancelados. Mas ainda assim alguns municípios mantiveram a programação e o capixaba terá opções para cair na folia. Veja abaixo onde terá e não carnaval no Estado.

Anchieta

Carnaval de Anchieta Foto: Divulgação/Prefeitura

Quem sempre gostou de aproveitar o carnaval em Iriri, em Anchieta, este ano terá que procurar um novo local para curtir o samba. Isso porque, alegando preocupação a integridade dos moradores e turistas por conta da falta de segurança, a prefeitura do município cancelou a programação do Carnaval 2017. Confira abaixo a nota da prefeitura na íntegra:

"A Prefeitura de Anchieta, preocupada com a segurança e a integridade dos moradores e turistas por conta da falta de segurança instalada no Estado do Espírito Santo, resolve cancelar a programação do Carnaval 2017. Pedimos a compreensão de todos e esperamos a imediata resolução dessa crise que afeta a segurança das nossas famílias".

Carnaval em Piúma é cancelado Foto: Divulgação

Piúma

O tradicional carnaval de Piúma, no litoral Sul do Estado, não acontecerá neste ano. Na última quinta-feira (16), a Prefeitura do município publicou um comunicado nas redes sociais anunciando o cancelamento da programação por motivos de segurança.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada após uma reunião com a Promotoria de Justiça de Piúma, membros do Poder Executivo e da Polícia Militar do Estado. 

"Os presentes concluíram não restar alternativa a não ser o cancelamento da programação prevista para o carnaval da cidade.A medida tomada em comum acordo é em virtude da crise vivida pela segurança pública no Estado, o que inviabiliza a plena segurança de moradores e turistas durante o carnaval de 2017. A Prefeitura pede a compreensão de todos e afirma que a decisão é a mais prudente diante da situação ainda vivida no Estado do Espirito Santo", afirmou a prefeitura na nota. 

Colatina

Carnaval de Colatina Foto: Divulgação/Prefeitura

O desfile das escolas de samba do município de Colatina também foi cancelado, mas pode ser remarcado. Em reunião que aconteceu na última segunda-feira (13), com representantes das escolas de samba de Colatina e autoridades militares, o prefeito do município, Sérgio Meneguelli, optou por cancelar a programação.

De acordo com Meneguelli, a decisão foi tomada pensando na segurança da população da cidade. Segundo ele, assim que o policiamento voltar ao normal, uma reunião será realizada para que uma nova data seja definida.

Conceição da Barra

A prefeitura de Conceição da Barra resolveu adiar a decisão sobre a realização ou não do Carnaval 2017.  De acordo com a Defesa Civil do município, o parecer final só acontecerá no próximo domingo (20). 

"Apesar de todos os esforços que o Município vem fazendo, até o momento não tivermos a garantia do Estado para a realização do evento. Porém qualquer afirmativa que não seja a que estamos divulgando no momento, não será de responsabilidade do Município. Esperamos pela solução do impasse ente a PM e o Estado, para que possamos realizar mais um grande Carnaval em nossa cidade, como já é a tradição. Aguardem", publicou a Defesa Civil em uma rede social.

Carnaval de São Mateus Foto: Divulgação/Prefeitura

São Mateus

Sem dinheiro, a Prefeitura de São Mateus já havia anunciado que não teria condições de fazer uma programação especial para o carnaval deste ano. Porém, para não deixar moradores e turistas sem a folia, a prefeitura passou a organização dos eventos para a Associação dos Artesões Bartendes e Vendedores Ambulantes de São Mateus e Guriri (Abavam).

Nesta sexta-feira (17), representantes da prefeitura, policiais civis e a Abavam se reuniram para avaliar as possibilidades da realização do carnaval. Segundo o presidente da associação, Paulo César Oliveira Gama, a preocupação maior, a exemplo dos demais municípios, é a segurança pública. Uma nova reunião, desta vez com todas as autoridades do município e a Abavam, foi marcada para a próxima terça-feira (17), na qual haverá um posicionamento final sobre a programação.

Presidente Kennedy

Também alegando falta de segurança, a Prefeitura de Presidente Kennedy resolveu cancelar as programações previstas para o Carnaval 2017 nas praias do município. Por meio de nota a prefeitura pediu a compreensão de todos e aproveitou para convidar a população para conhecer os pontos turísticos da cidade.

Santa Leopoldina

O Carnaval de Rua em Santa Leopoldina a princípio estava mantido pela prefeitura do município. Porém, também devido a crise na segurança pública do Espírito Santo, por meio de comunicado, a prefeitura decidiu cancelar as atividades na tarde desta sexta-feira (17). Veja a nota da prefeitura abaixo:

"A Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina informa que está oficialmente cancelado o Carnaval de Rua de 2017. A medida é necessária em razão da permanência do ambiente de insegurança, devido a crise na segurança pública do nosso Estado. Além disso, visa garantir a integridade dos leopoldinenses e visitantes, durante as comemorações. A Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina reafirma o seu respeito as opiniões e agradece a compreensão de moradores e turistas".

Marataízes

Carnaval de Marataízes Foto: Divulgação/Prefeitura

Já a prefeitura de Marataízes manteve a programação de carnaval normalmente. Haverá programações nacionais e regionais, e a participação de de 20 Blocos de Rua puxando os foliões pelas avenidas do município.

Os blocos começam a se apresentar no sábado (25) até terça-feira (28), fazendo a festa dos moradores e turistas. A estimativa em cada bloco é de cerca de 400 participantes.

A Secretaria de Turismo esteve reunida na última terça-feira (14), no Palácio das Águias, com representantes dos blocos acertando os últimos detalhes do apoio que será ofertado pela municipalidade, sendo, infraestrutura, banda de fanfarra e segurança, por meio da Guarda Civil Municipal de Marataízes.

"Nosso objetivo é oferecer um carnaval voltado para as famílias, com shows de qualidade, muito agito e segurança. Reconhecemos o evento como uma importante expressão cultural que reúne moradores, visitantes ou turistas que escolhem o nosso balneário para aproveitar a temporada da folia", disse o prefeito Tininho Batista.

Confira a programação dos blocos:

Sábado (25)
:: Vaca Atolada - as 20h
:: 2ª Folia Running - as 17h
:: Laje da Preta - as 20h
:: Bloco do Oi - as 20h
:: Calçada da Fama - as 22h.

Domingo (26)
:: Bloco do Boi Bebum; Matinê da Balbina - as 17h30
:: Peroá da 12 - as 19h
:: Minha Vó Tá Maluca - as 20h
:: Bloco Balbina - as 21h
:: Bloco VVV - as 22h

Segunda-feira (27)
:: Bloco Pecado é Não Brincar - as 17h
:: Bloco do Titio - as 17h
:: Matinê da Balbina - as 17h30
:: Boi Olá - as 19h)
:: Bloco Unidos do Santa Teresa - as 20h
:: Bloco do Oi - as 20h 
:: Bloco Pé de Moleque - as 20h

Terça-feira (28)
:: Bote Fé - as 18h
:: Bloco das Piranhas - as 18h
:: Peroá das 12 - as 21h

Carnaval de Guarapari Foto: Divulgação/Prefeitura

Guarapari

A exemplo de Marataízes, Guarapari também segue com as programações de carnaval mantidas. Ao todo serão 8 blocos e 4 escolas de samba que desfilarão pela Avenida Joaquim da Silva Lima, no Centro.

O Carnaval 2017 em Guarapari tem início no sábado (25) com o famoso Bloco das Misses, a partir das 20h, seguido dos blocos Olaria 2000, Sururu, Funil e Papadéfus.

No dia 26, o bloco Rama abre a programação, às 21h30, seguido do bloco Amigos da Fonte. E após os blocos começam os desfiles das escolas de samba com a Imperatriz do Samba e Mocidade Alegre de Olaria.

Já no terceiro dia de carnaval, 27, a folia começa às 20h. O bloco Central vai para a avenida e em seguida os blocos Olaria 2000 e Funil animam o público. As escolas de samba Acadêmicos de JK e Juventude de Muquiçaba fecham a noite.

O último dia do carnaval tem o bloco Papinha (matinê infantil) a partir das 16h. Às 20h os blocos das Misses, Amigos da Fonte, Rama, Sururu e Papadéfus retornam à avenida para o encerramento do carnaval 2017.

Pontos moeda