• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Quer estar no pique para aguentar os dias de folia durante o Carnaval? Veja dicas de exercícios e alimentação!

  • COMPARTILHE
Entretenimento

Quer estar no pique para aguentar os dias de folia durante o Carnaval? Veja dicas de exercícios e alimentação!

Sabia que desfilar em escolas de samba, correr atrás do trio elétrico ou acompanhar os bloquinhos de rua exigem muito do corpo? Por isso, fique atento!

Para muita gente, o ano ainda nem começou. Depois de tantas comemorações de final de ano e de verão, agora é hora de curtir o carnaval. Você já planejou como vai curtir os dias de folia? 

O preparador físico e especialista em nutrição Felipe Carvalho falou da importância de intensificar o treino aeróbico. “Esses exercícios aumentam a resistência para curtir os dias de folia e devem ser de 30 a 45 minutos ou na esteira ou na bicicleta”.

Além da atividade física, Felipe destacou a importância de fazer o alongamento. “É muito importante que as pessoas não se esqueçam do alongamento. Ele é necessário para compensar o intenso trabalho a nível muscular”, sugere.

Segundo Felipe, os dias de curtição podem acarretar em um grande desgaste físico caso o folião não esteja preparado e, por isso, dormir bem faz toda a diferença. “A maratona de samba, bloquinhos e trios elétricos exige preparação. A turma que gosta mesmo de Carnaval sabe que a folia gera um desgaste físico, mas ninguém quer perder a chance de se divertir. O ideal é se preparar. Além dos alongamentos e exercícios aeróbicos, é necessário que os foliões tenham boas noites de sono. A privação dele vai acarretar em menos energia e pode aumentar os níveis de estresse”, ressalta.

Veja duas opções de atividades que podem fazer toda a diferença

--> Corrida na esteira: alternar 3 minutos de corrida em velocidade moderada com 1 minuto de tiro (corrida em alta velocidade). Realizar o treino em 20 minutos!

--> Conjunto dos 4 exercícios abaixo 8 vezes, sendo 10 segundos de descanso entre os exercícios. Cada exercício deve durar 20 segundos.

- Polichinelo

- Flexão de braço

- Agachamento

- Abdominal

Alimentação

Mas para quem pensa que a preparação é apenas física, se engana. Segundo a coach de emagrecimento Patrícia Oliveira, para garantir aquela energia para curtir muito durante o Carnaval, é preciso estar em dia com a ingestão de vitaminas e minerais. “O correto é que de 3 a 4 dias antes das festas as pessoas comecem a usar e abusar dos sucos nutritivos, que auxiliam no processo de hidratação. Sucos de beterraba com couve e maçã ou melancia ou couve, gengibre e blueberry são ótimos e podem ajudar muito para quem quer curtir", completa.

Segundo Patrícia, durante os dias de folia é preciso ficar atento à hidratação e ingestão de alimentos saudáveis. De acordo com a coach, o ideal, além de fazer uma reposição de líquidos como água de coco ou suco de frutas, é preciso fazer uma refeição completa, leve e equilibrada. “A refeição deve ter saladas, legumes e carnes. Além de tudo isso, uma dica importante é evitar frituras e ter uma boa noite de sono antes de aproveitar a folia”, finaliza.