Entretenimento e Cultura

Artista plástico carioca desembarca em Vitória para lançamento de livro na próxima semana

A obra reúne a produção de 2010 a 2019 do artista carioca, além de textos de críticos e curadores

Foto: Reprodução

Matias Brotas Arte Contemporânea e The Gallery promovem, na próxima quarta-feira (5), o lançamento do livro ‘José Bechara – Território Oscilante’. A obra, que reúne a produção de 2010 a 2019 do artista carioca, além de textos de críticos e curadores, será lançada às 19h, no The Gallery Art Residence, em Vitória.

A obra se trata de uma exposição permanente e reúne no mesmo espaço em um único tempo, a produção de um período, possibilitando inúmeros arranjos entre os trabalhos.

Três críticos de arte e curadores, de diferentes países, fazem uma reflexão sobre os trabalhos criados por José Bechara na última década nessa publicação inédita: António Pinto Ribeiro (Lisboa), Beate Reifenscheid (Alemanha) e David Barro (Espanha). Ao longo deste período de 10 anos, os três acompanharam a produção contínua do artista carioca, extremamente ativo no circuito internacional da arte.

O editor Carlos Leal, que criou e comanda a Barléu Edições, e já publicou mais de 50 livros dedicados à arte, comemora: “Este é, sem dúvida, o mais bonito!”. O livro reúne cerca de 90 imagens das obras do artista e do processo de montagem da exposição Território Oscilante.

Sobre Bechara
José Bechara é um artista plástico carioca, conhecido pelo seu caráter experimental e a utilização diversificada de métodos e materiais, o que permite novas experiências no campo pictórico. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro.

No início de sua carreira, sua obra era predominantemente pictórica, mas a partir do desenvolvimento de sua linguagem poética, os trabalhos passaram a incluir esculturas e instalações, além dos desenhos e pinturas, e a travar um diálogo mais direto com a arquitetura.


Pontos moeda