CARNAVAL 2020

Entretenimento e Cultura

Sinal verde! Confira como será o desfile das escolas do Grupo de Acesso do Carnaval de Vitória

Segundo o presidente da Lieses, Edson Neto, todas as agremiações estão na disputa pelo título deste ano

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

A partir das 22 horas desta sexta-feira (14), o Sambão do Povo recebe as sete escolas de samba do Grupo de Acesso A do Carnaval de Vitória. E a disputa promete ser acirrada entre Pega no Samba, Chega Mais, Andaraí, Rosas de Ouro, Chegou o que Faltava, Unidos de Barreiros e Mocidade da Praia.

Segundo o presidente da Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (Lieses), Edson Neto, o desfile deixará todo mundo de "queixo caído". "As sete escolas do Grupo de Acesso prepararam um grande carnaval e todas são favoritas ao título. Tenho certeza que teremos um dos melhores carnavais dos últimos anos e a disputa será nivelada por cima".

No barracão das alegorias pesadas, localizado próximo ao Sambão do Povo, e onde grande parte das escolas do Acesso desenvolveram os desfiles, a correria era grande faltando poucas horas para o início das apresentações. Mas, pelo que pode se perceber, as agremiações não economizaram na tentativa de surpreender o público e os julgadores.

Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

>>> Manual do Folião: confira dicas para curtir os desfiles das escolas de samba no Carnaval de Vitória

>>> Carnaval movimenta R$ 16 milhões na economia e levará 60 mil pessoas ao Sambão

>>> Conheça os jurados do Grupo Especial e Acesso do Carnaval de Vitória

ORDEM DOS DESFILES

A primeira escola a entrar na avenida é a Pega no Samba, com o enredo “Viva e deixe-me viver. Intolerância jamais! O Pega pede paz”. A escola irá desfilar com 900 componentes, 14 alas e 3 carros alegóricos.  FIQUE DE OLHO>>> Entre os destaques estão a comissão de frente, coreografada por Marcelo Braga, a afinada bateria do Mestre Jorginho, o carro de som, comandado por Fernando Brito, e o primeiro casal, formado por Tatu e Amanda.

A segunda é a Chega Mais, com o enredo em homenagem a Luz del Fuego. A escola irá desfilar o enredo "Divina Luz" através de mil componentes, divididos em 16 alas, três carros alegóricos e dois tripés. FIQUE DE OLHO>>> Uma das estrelas do desfile será Rita Cadillac, que virá em um dos carros alegóricos. Para obter as notas 10, a agremiação aposta em Dionatan Lucas e Delma Vieira como primeiro casal, Mattheus Schirffimaan na comissão de frente, além de Léo Reis e Luis Felipe à frente do microfone oficial.

Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

A Andaraí, uma das mais tradicionais escolas do Carnaval Capixaba, será a terceira a entrar na avenida. Na briga pelo título, irá desfilar o enredo “Na pancada da “marvada”, “pinga” água que passarinho não bebe!”. A agremiação irá desfilar com 1.200 componentes, 22 alas, três carros alegóricos e um tripé. FIQUE DE OLHO>>> Neste ano, a "venenosa" apresenta importantes mudanças em seus principais quesitos, como no desenvolvimento do desfile, agora realizado pelo carnavalesco Alex Santiago, após sete anos da participação do carioca Sandro de Oliveira.

Única escola do município da Serra no Grupo de Acesso, a Rosas de Ouro será a 4ª a desfilar. Neste ano, o enredo escolhido foi  “Nkinzi a Longo. A Ndombe Muna Ntima a Ntinu wa Kongo. Festa de Santo Preto na Coroação do Rei de Congo”. Para conquistar o público e os jurados, irá desfilar com 1000 componentes, 16 alas, dois carros alegóricos e um tripé. FIQUE DE OLHO>>> Um dos reforços é o primeiro casal, Cristiano Foguinho e Tuane Serra, vindos do carnaval carioca. Quem também retorna à agremiação é o carnavalesco Willians Silva, que desenvolveu o desfile em 2017.  

Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

Segundo lugar no Carnaval 2019, a Chegou o que Faltava promete novamente brigar pelo título com o enredo “Que comecem as apostas! Sorte ou azar, só o tempo dirá”. A agremiação irá desfilar com 1000 componentes, divididos em 17 alas e três carros alegóricos. FIQUE DE OLHO>>> Além da questão plástica, que tem sido um diferencial da escola nos últimos anos, a Chegou aposta em Marcinho Diola, à frente do microfone oficial, no primeiro casal, formado por Thais Oliveira e Marcos Paulo, na bateria, conduzida por Fernando Marins e Douglas Jacaré, e Lalau Martins na Comissão de Frente.

A Unidos de Barreiros, outra escola com passagens no Grupo Especial, também promete um grande carnaval com o enredo “A Magia do Tempo”. A escola levará para o Sambão do Povo mil componentes, 16 alas, dois carros alegóricos, dois tripés e um pede passagem. FIQUE DE OLHO>>> Um dos destaques é o primeiro casal, formado por Marlon Lamar, mestre-sala da Portela, e Waleska Gomes, da Acadêmicos do Tucuruvi, escola de São Paulo. Também vale a pena conferir a comissão de frente, coreografada por Samuel Martins Barbosa.

Fechando o Grupo de Acesso, a Mocidade da Praia, escola que retornou há pouco tempo aos desfiles do Carnaval Capixaba, e campeã do Grupo B em 2019, procura se manter no Acesso, e quem sabe, brigar pelo Especial, com o enredo “Um mundo azul tão distorcido no espelho seu vou caminhando junto aos meus”, que aborda o autismo. A agremiação irá desfilar com 1050 componentes, 17 alas, 2 carros alegóricos e dois tripes. FIQUE DE OLHO>>>  A escola aposta na experiência do carnavalesco Carlito Carlos, no bom samba, na bateria conduzida por Vinícius Seabra, e na dupla de intérpretes formada por Tim e Lolo.

CONFIRA A ORDEM DOS DESFILES

SEXTA – FEIRA (14 de fevereiro)
1° Pega no Samba
2° Chega Mais
3° Andaraí
4° Rosas de Ouro
5° Chegou O Que Faltava
6° Unidos de Barreiros
7° Mocidade da Praia

SÁBADO (15 de fevereiro)
1° Unidos da Piedade
2° Jucutuquara
3° Mocidade Unida da Glória
4° Boa Vista
5° Novo Império
6° Imperatriz do Forte
7° São Torquato



Pontos moeda