Entretenimento e Cultura

Primeira novela bíblica mundial estreia na Record nesta segunda-feira

Guilherme Winter é o protagonista da trama e promete emocionar o público na pele de Moisés. O personagem cresce entre os nobres, mas abre mão da vida de luxo para lutar pelo povo hebreu

Cidade cenográfica de Os Dez Mandamentos Foto: R7

Nesta segunda-feira (23), às 20h30, estreia na Record a primeira novela bíblica mundial. Além de contar com um elenco de peso, formado por grandes nomes, a superprodução reúne recursos inéditos, que tornam a novela uma das obras mais bem produzidas da emissora.

A Rede Record investiu R$ 700 mil por capítulo da novela bíblica. A cidade cenográfica de Os Dez Mandamentos é a maior já construída nas produções da Record. Ela possui 7 mil metros quadrados de área construída.

A superprodução conta com 28 cenários, incluindo as áreas egípcias e hebreias. A cidade que servirá de cenário para a trama foi construída em 105 dias e compõe-se de: Cidade dos Hebreus, Cidade dos Egípcios, Alameda, Harém, Palácio Egípcio, Templo Egípcio, Alameda Monumental, Arena de Treinamento e local de obras.

Alguns eventos que serão exibidos na novela, como as pragas e a abertura do Mar Vermelho, serão produzidos em Hollywood. Além disso, foram confeccionadas 2 mil peças de roupas e 300 peças de jóias. Aproximadamente 1,5 mil metros de tecidos foram utilizados para a confecção dos figurinos. 

Para dar ainda mais veracidade à trama, serão utilizados efeitos visuais como, por exemplo, extensões dos cenários, barcos e brigas em 3D, criação de granizo, nuvem, colunas de fogo, sangue e alguns animais.

Ao todo, mais de 80 atores foram escalados para atuar na novela. O número inclui todas as fases da trama e participações esporádicas. 

Durante a seleção do elenco, foram realizados testes em cinco diferentes estados, com mais de mil participantes. 

Foram produzidos especialmente para a novela, 40 escudos, 40 lanças, 40 espadas egípcias além dos armamentos dos hititas para a gravação das batalhas
Diversos animais exóticos, como rãs, teiú ( lagarto grande ), gavião, coruja e serpente pitton participaram das gravações. Estão previstas cenas com escorpião e falcões. 

Um pouco da história

Guilherme Winter é o protagonista da trama e promete emocionar o público na pele de Moisés. O personagem cresce entre os nobres, mas abre mão da vida de luxo para lutar pelo povo hebreu. Moisés é salvo ainda bebê por sua mãe Joquebede que o coloca num cesto e o entrega ao rio Nilo para livrá-lo da ira do Faraó, que havia decretado que todo menino hebreu deveria morrer. A princesa Henutmire, filha do Faraó, o encontra no rio e o acolhe por compaixão.
Miriã, irmã de Moisés, intercede junto à princesa e oferece Joquebede como ama de leite da criança, sem revelar que ela é a mãe biológica do bebê.

Henutmire aceita e entrega Moisés aos cuidados de Joquebede, pagando por seus serviços de ama. Joquebede leva seu filho de volta para a Vila dos Hebreus debaixo da proteção da princesa, que consegue revogar o decreto junto ao pai.

No tempo em que passa com Joquebede, entre os hebreus, Moisés escuta sua mãe falar sobre o Deus de Israel, o que ficará gravado em suas primeiras lembranças. Ao completar três anos, Henutmire decide adotar Moisés como seu próprio filho. A criança é separada de sua mãe biológica e levada para viver no palácio, onde cresce como um nobre egípcio. Essa separação será traumática e lhe deixará lembranças que serão recuperadas com o tempo.

Moisés recebe a mais alta educação reservada apenas aos príncipes, mas sofre preconceito dentro do próprio palácio por ser hebreu. Descobre que é adotado ainda criança, mas só vai saber a identidade de sua mãe biológica quando for adulto.

Ele cresce na companhia de Ramsés e Nefertari, numa amizade que começa na infância e cria um inevitável triângulo amoroso. Ramsés ama Nefertari, que ama Moisés, que não quer ver ninguém sofrendo. A forte amizade entre Moisés e Ramsés será diretamente proporcional ao ódio que Ramsés sentirá quando Moisés retornar ao Egito para libertar seu povo.

Moisés é cercado por pessoas que odeiam os estrangeiros e que só o toleram por causa da princesa. Faz de tudo para conquistar a aprovação de seu avô e pai adotivos, mas nada do que ele faz é suficiente. Aprende a adorar os deuses egípcios e, ao lado de Ramsés, é um dos guerreiros mais brilhantes do exército do Faraó.

Torna-se também um arquiteto e é um dos responsáveis por desenhar as plantas das construções da cidade. Jovem muito bonito e de porte. É corajoso e destemido, mas também amável e gentil. Desperta o amor de Nefertari, mas sua grande paixão será Zípora, com quem vai se casar e ter dois filhos. Sua vida muda completamente quando mata um oficial egípcio para defender um escravo hebreu. Obrigado a fugir do Egito, passa a ter uma vida simples como pastor de ovelhas em Midiã até ser escolhido por Deus para ser o libertador de seu povo.

Ao voltar para o Egito, enfrenta a fúria do faraó Ramsés, que faz de tudo para impedi-lo de cumprir sua missão. É o único que fala com Deus como quem fala a um amigo. Deixa a idolatria para dedicar sua vida a servir o Deus de Israel. Abre mão do luxo e das riquezas do palácio para padecer com o seu povo no deserto. Vai se tornar o homem mais manso que já existiu e o maior líder espiritual de seu povo de todos os tempo.

Você não pode deixar de acompanhar!

Com informações do Portal R7

Pontos moeda