Entretenimento e Cultura

Escorel e a revisão do Estado Novo de Getúlio Vargas

Redação Folha Vitória

Imagens do Estado Novo - 1937-1945

(Brasil/2016, 227 min.)Dir. de Eduardo Escorel

A par de sua atividade como montador de um filme visceral do cinema brasileiro - Terra em Transe, de Glauber Rocha -, Eduardo Escorel possui a própria obra de diretor. Fez ficções como Lição de Amor, O Cavalinho Azul e Ato de Violência; documentários como Paulo Moura - Alma Brasileira. Recentemente, participou da montagem de No Intenso Agora, de João Moreira Salles.

Um dos mais belos momentos do É Tudo Verdade no ano passado foi justamente o encontro de Escorel para discutir o filme, Maio de 68, etc. Uma master class de dois grandes. Escorel lançou no É Tudo Verdade de 2017 - outro já vai começar - o documentário Imagens do Estado Novo, que agora estreia.

O filme tem cerca de 4 horas. Não se intimide. As imagens são belíssimas, reveladoras, e a montagem, brilhante. Escorel se interroga sobre o período ditatorial de Getúlio Vargas. É possível fazer um documentário crítico sobre o Estado Novo utilizando as mesmas imagens feitas para promover o regime? Paulo Moura já era sobre o Brasil. Imagens também é, e sobre o uso que se pode fazer do cinema.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda