Entretenimento e Cultura

Milhas: o que você precisa saber para viajar de graça

As milhas são unidades de medida usadas pelas companhias aéreas em seus programas de fidelidade, com o objetivo de estimular os clientes a viajarem mais.

Foto: Cabo de aço/Freepik

As principais companhias aéreas que atuam no Brasil devem aumentar, nas próximas semanas, os preços das passagens. A tendência do encarecimento do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis, é mundial, por conta do encarecimento das commodities - causado mais recentemente pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Viajar barato, portanto, pode ficar ainda mais difícil a partir de 2022. Mas a boa notícia é que as milhas são uma grande sacada para viajar mais barato — ou até de graça.

A grande sacada é entender como elas funcionam para aproveitar as férias gastando menos.

Mas, o que são milhas?

As milhas são unidades de medida usadas pelas companhias aéreas em seus programas de fidelidade, com o objetivo de estimular os clientes a viajarem mais.

Funciona assim: você compra um ticket aéreo e o valor pago, ou parte dele, é revertido em milhas. Distância, classe do voo e valor das tarifas também podem influenciar nas milhas recebidas de volta pelo cliente. As milhas, por sua vez, podem ser usadas como “moeda” para compra de novas passagens.

Assim, quanto mais você compra os bilhetes nas empresas de aviação, mais milhas você ganha. Voar, dessa forma, pode sair muito mais barato, ou até mesmo de graça.

Os programas de milha fazem tanto sucesso entre consumidores que as companhias atrelaram outras novas formas de troca de pontos e parcerias com empresas de cartão de crédito para incentivar as compras e fidelizar a clientela.

Como acumular milhas

São muitas as maneiras de juntar milhas para viajar de graça. Você pode começar a se planejar desde já para aproveitar as férias gastando menos.

Cartão de crédito

Muitas operadoras de cartão de crédito oferecem a opção de reunir milhas. Ao comprar itens básicos do dia a dia ou até adquirir itens de maior valor, você consegue acumular esses pontos no cartão.

Esses pontos acumulados podem ser trocados por milhas aéreas nos programas de fidelidade de suas companhias parceiras.

Lembre-se sempre de verificar, nas regras de cada bandeira e administradora do cartão, como fazer, quais são as condições e prazos de conversão.

Feito isso, garanta que todas as suas compras, até as pequenas triviais, sejam feitas no cartão de crédito. Este não é um incentivo para você gastar mais - é apenas uma dica de concentrar os seus gastos no cartão de crédito. Assim, você acumula mais milhas e acaba economizando na hora de viajar.

Transfira pontos em dias de promoção

Algumas administradoras de cartão de crédito fazem campanhas de promoção para incentivar o uso e a troca de pontos. Você pode conseguir de 50% a até 200% de bônus nesses períodos.

Clube de Milhas

Os clubes de milhas são serviços de assinatura mensal em que o cliente paga determinado valor e acumula um número de milhas por mês.

Esses são programas extremamente vantajosos para quem viaja com frequência e quer juntar pontos para voar com preços mais baixos.

O clube de milhas também é ideal para quem está planejando uma grande viagem e já quer começar a se preparar com os gastos das passagens aéreas. Dessa maneira, você vai acumulando milhas e, antes das mesmas expirarem, pode adquirir o ticket de viagem.

Programas de Fidelidade em Postos de Combustível

A parceria das companhias aéreas também chegou a alguns postos de combustíveis. Algumas redes oferecem programas de fidelidade que acumulam pontos que podem ser trocados por milhas.

Assim, se você abastece o carro semanalmente, por exemplo, é provável que consiga acumular milhares de milhas em 12 meses.

Foque em poucas companhias aéreas

Juntar milhas pode ser ainda mais fácil quando se tem um foco. Escolha uma ou, no máximo duas, companhias aéreas que mais te atendam ou que tenham parceria com a bandeira do seu cartão de crédito.

Você concentra o acúmulo de pontos e, muito provavelmente, poderá viajar de graça nas férias.

Preste sempre atenção no prazo de validade das milhas

Todo esse esforço para acumular pontos e milhas aéreas não pode ser desperdiçado por falta de planejamento. Confira sempre o prazo de validade de conversão e, principalmente, de expiração das milhas.

Pontos moeda