Entretenimento e Cultura

Cine.Ema divulga os filmes selecionados para Festival de Cinema em Cachoeiro

Curtas de sete estados brasileiros concorrem ao troféu ‘Burarama’, na 3ª edição que evento, que será realizado entre os dias 30 de junho e 1º de julho, em Cachoeiro

A animação ‘Animais’, de Guilherme Alvernaz, foi uma das selecionadas para a mostra competitiva do Cine.Ema Foto: ​Divulgação

O Festival de Cinema Ambiental de Burarama, em Cachoeiro, o ‘Cine.Ema’, divulgou nesta quarta-feira (19), a seleção oficial dos filmes da mostra competitiva, que integra a programação da terceira edição do evento. Foram selecionados 15 filmes de curta duração nas categorias de ficção, animação e documentário.

A curadoria, composta por: Léo Merçon, Ilka Westermeyer, do Instituto Último Refúgios, e Roberta C. Fassarella, avaliou cerca de 100 obras cinematográficas dos estados do Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. O festival será realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho, no distrito de Burarama.

Com o intuito de tornar Burarama uma referência cultural e turística no sul capixaba, o festival foi criado para valorizar a Pedra da Ema localizada no distrito. A pedra leva o nome por estampar em sua superfície a figura de uma Ema, transformando-se num símbolo da região.

Segundo os sócios da Caju Produções, Léo Alves e Tânia Silva, realizadores do projeto, o festival se configura como uma ação de educação ambiental envolvendo comunidade escolar, urbana, rural de áreas quilombolas e periféricas na busca pela transformação social, conhecimento e reconhecimento de suas identidades a partir do diálogo sobre desenvolvimento local relacionando o turismo, a sustentabilidade, a economia criativa e geração de emprego e renda.

Confira filmes selecionados!

- A piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva - Fic (GO)
- Andar de Trem, de Duda Larson - Ani (SP)
- Animais, de Guilherme Alvernaz - Ani (SP)
- Berço das Águas, de Wesley Gondim - Doc (DF)
- Capibaribe, da Nascente a foz, de Canário Caliari - Doc (PE)
- Cheiro de Melancia, de Maria Cardozo - Fic (PE)
- Enquanto Canto, de Sil Azevedo - Fic (RJ)
- Louça de Deus, de Eudaldo Monção Jr. - Doc (SP)
- Maria Cachoeira, de Pedro Carcereri - Fic (MG)
- Macacada, de Duda Larson - Ani (SP)
- Meu Rio Vermelho, de Rafael Irineu Alves Lacerda - Doc (MT)
- Pato-mergulhão: Vida e novas vidas, de Sávio Freire Bruno – Doc (RJ)
- Rio Verdadeiro, de Hidalgo Romero - Doc (SP)
- Uma Aventura na Caatinga, de Laercio Ferreira Filho - Ani (PB)
- Zoom, de Aristhotelis Tadeu Tiradentes - Fic (ES)

Pontos moeda