Entretenimento e Cultura

Nove verdades e uma mentira: Brincadeira vira febre no Facebook

A proposta é que, das 10 frases postadas na rede social, apenas uma seja falsa e os amigos precisam adivinhar qual é

A brincadeira viralizou no Facebook Foto: Divulgação

Nos últimos dias uma nova brincadeira viralizou no Facebook. Quem utiliza a rede social, certamente se deparou com uma lista de algumas afirmações sobre a vida de quem postou. A proposta é que, das 10 frases, apenas uma delas seja falsa e os amigos precisam adivinhar qual é.

Para falar sobre este assunto, na última quarta-feira (20), o programa Fala Espírito Santo, da TV Vitória/Record recebeu a psicóloga Fernanda Perim e o especialista em mídias sociais Felipe Tessarolo.

A brincadeira é antiga. Tudo começou com um vídeo postado por um youtuber, em que ele contava nove mentiras e uma verdade para que os internautas tentassem descobrir. O vídeo teve mais de 400 mil visualizações. Para Tessarolo, é comum que virais antigos voltem à tona. "Muitos costumam ir no perfil de amigos e curtirem uma foto antiga, o que vai fazer com que essa publicação apareça novamente na linha do tempo do Facebook e muitas outras pessoas voltarão a ver aquilo", explica.

Para Fernanda, brincadeiras desse tipo apontam que quem posta está pedindo um certo carinho. "A pessoa está dizendo 'vamos ver quem me conhece' ou 'o que vocês pensam de mim'. É como se fosse uma pesquisa feita por aquela pessoa", disse.  

Postagens com estas mostram que as pessoas estão usando as redes sociais cada vez mais como forma de comunicação. Tessarolo ressalta que todas as mudanças tecnológicas afetam o comportamento das pessoas. "Se alguém posta uma foto no Rio de Janeiro, por exemplo, alguém vai comentar sobre aquilo e até indicar locais para conhecer naquela cidade".

Já a psicóloga alerta que as redes sociais não podem substituir o contato físico entre as pessoas. "Essas manifestações criam um relacionamento. Isso é importante, mas não se pode deixar de conviver com a família, por exemplo, para falar com quem está distante", concluiu.

Você participou dessa brincadeira? Descobriu a mentira sobre os seus amigos? Que tal tentar descobrir qual das notícias abaixo é falsa?

1 - Com pedido de urgência, reforma trabalhista pode ser votada até maio
2 - Flamengo deve recorrer de decisão do STF por título brasileiro de 1987
3 - Projeto de lei pode acabar com todos os feriados no Brasil
4 - Lei que perdoa dívida de contribuintes é aprovada na Assembleia
5 - Policiais invadem o Congresso Nacional para protestar contra a Reforma da Previdência
6 - Vestindo apenas cueca, jovem invade sede do Iema, tenta tomar arma de vigilante e acaba morto
7 - Líder do governo diz que idade mínima para mulher se aposentar foi fechada em 62 anos
8 - Brasileiros não precisarão mais de visto para o Canadá a partir de 1º de maio
9 - Autor de três gols, Cristiano Ronaldo pede para torcida do Real não o vaiar mais
10 - Irmão de Silvio Santos é alvo da Operação Conclave

Pontos moeda