Entretenimento e Cultura

Vitória terá tombo da polenta em evento gratuito neste fim de semana

A Feira Sabores da Terra acontece de quinta (07) à domingo (10) na Praça do Papa e conta com diversas atrações

Foto: Divulgação Festa da Polenta

La Bella Polenta! Para os amantes da cultura italiana, não será preciso esperar até a tradicional Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, para sentir o sabor do evento. Vai ter o famoso "tombo da polenta" em Vitória neste final de semana, durante um evento gratuito.

A Feira Sabores da Terra acontece a partir desta quinta-feira (07) e segue até domingo (10) na Praça do Papa, na capital. Neste ano, o evento traz, além do resgate às raízes italianas, novidades como o Espaço Cidade Solidária, destinado à valorização da economia solidária.

>> Veja onde e como encomendar torta capixaba para a Semana Santa

Com a expectativa de ver os eventos que homenageiam as raízes italianas acontecendo novamente, a Feira Sabores da Terra traz o mini tombo da polenta como um dos momentos de resgate à cultura dos imigrantes.

“Nós teremos descendentes de italianos servindo nossos visitantes com um prato típico do nosso Estado. A polenta representa mais do que uma especialidade característica da região das montanhas; ela é um resgate ao que nós somos, produzimos e criamos aqui no Espírito Santo, levando a nossa cultura para os demais estados brasileiros”, comenta Ademir Dadalto, organizador do evento, que tem entrada gratuita.

Na sexta-feira (08) o cortejo do mini tombo da polenta está previsto para iniciar às 20h, com dois fogões móveis e a participação de voluntários e descendentes de italianos durante todo o percurso. 

Além deles, a presença das princesas e rainha, elegidas durante a Festa da Polenta 2021, está confirmada, assim como a da cantarola italiana e de outras tradições de Venda Nova do Imigrante.

Ao todo, serão 60 kg de fubá utilizados para o mini tombo da polenta, que serão servidos com molho aos visitantes logo após o cortejo.

Leia também: Veja quais vias serão interditadas no entorno do Sambão do Povo durante o Carnaval de Vitória

Novidades da Feira Sabores da Terra em 2022

Além das tradições italianas, outros produtores estarão presentes para expor e vender flores e plantas de diversas espécies; bebidas artesanais, como vinhos e licores; cafés de qualidade e destaque no cenário espírito-santense; pratos típicos do interior capixaba e artesanatos, que apresentam mais sobre a cultura do Espírito Santo.

O evento é uma excelente oportunidade de conhecer novos sabores sem gastar muito. Os produtos são vendidos a partir de R$ 2 e os visitantes poderão adquirir outras opções, como flores, bebidas e souvenirs.

Diante do contexto pandêmico do Estado, o evento disponibilizará pias para lavagem das mãos e estações com disposição de álcool gel. Além disso, para visitar o evento, é obrigatório o uso adequado das máscaras. Nos dias de realização da Feira, uma enfermeira passeará pelos corredores, para auxiliar no cuidado com os protocolos de segurança adotados.


Pontos moeda