LAZER

Veja como visitar navios da Marinha de graça no Porto de Vitória

Duas embarcações da Marinha do Brasil estão atracadas em Vitória e, na tarde deste domingo (23), serão abertas para visitação do público

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

O Porto de Vitória estará aberto neste domingo (23) para que os capixabas possam visitar duas embarcações da Marinha do Brasil. Os navios Ary Rongel, de apoio oceanográfico, e K120 - Guillobel, de socorro submarino, podem ser visitados a partir das 14h.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A visitação é gratuita. Para conhecer as embarcações de perto é preciso retirar uma senha na entrada do Porto, em frente ao Palácio Anchieta. A distribuição das senhas será realizada até as 16h deste domingo (23).

Navios ficam atracados em Vitória até este domingo 

As embarcações chegaram na última sexta-feira (21) e ficam atracadas no Porto de Vitória até este domingo.

Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

O Ary Rangel foi incorporado à Marinha do Brasil em 25 de abril de 1994, quando deu início à uma nova fase do programa Antártico Brasileiro (Proantar). 

A embarcação tem como missão apoiar os subprogramas de Ciências da Atmosfera, Ciências da Terra, Ciências de Vida e de Logística.

LEIA TAMBÉM: Show em Vitória: Roberto Carlos lança música nova e "inaugura" Cais das Artes. Veja fotos e vídeos!

O navio foi projetado para a operação em regiões polares e tem a capacidade de navegar campos de gelo fragmentado. O nome é uma homenagem ao Almirante de Esquadra Ary dos Santos Rongel, que dedicou a vida dedicou-se ao desenvolvimento da Hidrografia na Marinha.

Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

O Guillobel é o quarto navio de socorro de submarino da Marinha. O nome é uma homenagem ao insigne submarinista, Almirante de Esquadra Renato de Almeida Guillobel. 

Nascido no Rio de Janeiro, ele ingressou na Escola Naval em 1908 e foi declarado Guarda-Marinha em 1910.

LEIA TAMBÉM: Cinema em casa: veja lançamentos do fim de semana

Durante a Primeira Guerra, incorporou o esforço da Divisão Naval em Operações de Guerra, embarcado no Cruzador “Rio Grande do Sul”.

Ele entrou na Força de Submarinos em 1921 e, no Comando do Contratorpedeiro Marcílio Dias, lutou na Segunda Guerra Mundial, incorporado à Força Naval do Nordeste.

Pontos moeda