• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Chegou o grande dia: programação da TV Vitória será 100% digital a partir desta segunda-feira

Entretenimento

Chegou o grande dia: programação da TV Vitória será 100% digital a partir desta segunda-feira

No mês em que comemora 30 anos, a TV Vitória passa a transmitir toda a programação em sistema Full HD Foto: Divulgação

Chegou o grande dia! A partir das 13 horas, desta segunda-feira (19), toda a programação da TV Vitória/Record será transmitida em sistema Full HD, isto é, em alta definição. Uma solenidade, com a presença do presidente do Grupo Buaiz (do qual faz parte a Rede Vitória), Americo Buaiz Filho, será realizada na sede da emissora. Os programas locais da TV Vitória já utilizam esse sistema desde 2009. Porém, a partir desta segunda-feira, toda a grade de jornalismo será transmitida em Full HD.

Clique aqui e veja a opinião dos apresentadores

O novo sistema garante maior qualidade no sinal de transmissão. Além disso, com a programação Full HD são necessárias mudanças no sistema de edição, no controle operacional, na rotina da Central Integrada de Jornalismo, e até na forma de produção e maquiagem dos repórteres e apresentadores.

Entenda um pouco mais sobre a nova mudança

- O sinal digital consegue suportar uma resolução maior, então a imagem continua boa mesmo quando é exibida em uma tela de TV maior.

- O vídeo pode ser progressivo ao invés de entrelaçado - a tela mostra a imagem inteira para cada quadro ao invés de uma linha de pixels sim, outra não. Canais de TV podem transmitir vários sinais usando a mesma banda, o que chamamos de multitransmissão. 

- Muitos destes padrões têm exatamente o mesmo formato de tela e resolução - a diferença está nas taxas de quadros. Quando você escutar alguém falar de um aparelho HDTV "1080i", significa que este aparelho tem resolução nativa de 1920 x 1080 pixels e exibe 60 quadros por segundo, entrelaçados.

Super HD ou simplesmente: 4K

A tecnologia 4K será o futuro das HDTV's e a previsão é que a TV Vitória adote o sistema nos próximos anos. Quando você compra uma TV Full HD, ela trabalha com uma definição de 1080p, o que significa 1k. Os cinemas digitais atuais trabalham com a definição de 2k. Esta nova tecnologia trabalha com 4k, deste modo, ele consegue gerar 8,8 milhões de pixels, o que representa 4 vezes a capacidade.

“Sistema vem coroar os 30 anos da TV Vitória”, afirma gerente de jornalismo

O gerente de jornalismo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, explica que a produção em sistema digital é mais uma inovação da TV Vitória, ao longo dos 30 anos de história. “A plataforma Full HD vem coroar esses 30 anos da TV Vitória. Desde o seu lançamento, a emissora se preocupa em estar próxima do seu público, e a preocupação com a qualidade do sinal que estamos transmitindo é mais uma demonstração dessa valorização que temos pelos nossos telespectadores”.

Mais interação entre apresentadores

Além da qualidade do sinal, a programação 100% em HD também facilitará a interação entre os apresentadores da emissora. Isso porque o formato da HDTV permite que a tela seja divida em até seis mosaicos. Desta forma, até seis apresentadores poderiam se comunicar em tempo real, durante a exibição de um único programa. Clique aqui, para saber mais.

Mudanças no material das equipes de reportagem

Com o sistema digital, as equipes de reportagem deixam de utilizar fitas, e passam a armazenar as imagens em cartões de memória. O superintendente de operações da Rede Vitória, Silvio Roberto Corrêa, explica os benefícios desse sistema: “As equipes ganham muito mais agilidade e versatilidade. Quando gravávamos com fitas, sempre corríamos o risco de perder o material, porque muitas amassavam. Mas agora tudo isso acaba. Utilizamos cartões e não temos mais o risco de perder nada, e vamos continuar investindo para levar sempre a melhor imagem aos nossos telespectadores”. Clique aqui, para saber mais.

Mudanças na produção dos apresentadores

Com a alta qualidade das imagens da TV Digital, os itens utilizados na produção dos apresentadores da TV Vitória também deverão acompanhar a tecnologia Full HD. Para cobrir as pequenas imperfeições, apresentadas por qualquer tipo de pele, é preciso investir em produtos à base de silicone, que possuem uma pigmentação menor, garantindo um acabamento perfeito. Veja os detalhes de todas as mudanças nesse processo de produção. Clique aqui.

Parceria

Neste mês de maio, a TV Vitória também comemora 30 anos de histório e credibilidade. A data foi celebrada com uma grande festa, no último dia 10, e reuniu cerca de 500 pessoas, foi evidenciado pelo R7, um dos maiores portais de informação do Brasil e parceiro de conteúdo do jornal online Folha Vitória, e pelo Jornal da Record.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.

Na ocasião, o presidente da Record no Brasil, Luiz Cláudio Costa, destacou essa bela história entre as emissoras, e as expectativas para o futuro. “É um casamento, e como em toda união, é feito de momentos maravilhosos e maturidade. Essa parceria chega hoje a um momento de maturidade, e consolidada como uma das melhores emissoras regionais do país. É uma parceria que tem muito caminho pela frente e muitos anos de vida. Tenho certeza que a cada dia celebraremos grandes conquistas lado a lado”, enalteceu o presidente.

Em discurso emocionado, o presidente Américo Buaiz lembrou toda a trajetória da emissora, agradeceu o empenho de todos os colaboradores, e reafirmou o compromisso da TV Vitória com a sociedade capixaba na transmissão de conteúdos relevantes, sempre com a marca da credibilidade. “Sem esse time, essa história não teria sido escrita. Ao longo de todos esses anos, aprendi que devemos fazer as coisas com amor, qualidade, e muita honestidade. A TV Vitória tem um compromisso com a regionalização dos conteúdos, e vamos continuar nos esforçando para levarmos informação de qualidade a todos os nossos telespectadores”, afirmou.

Já o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, ressaltou os diferenciais da emissora, e os investimentos tecnológicos. “Temos um grade jornalística muito maior comparada às outras emissoras do Estado, e trabalhamos para garantir a qualidade de todo o nosso conteúdo. Em 30 anos fizemos grandes investimentos em diferentes tecnologias, até chegarmos à produção em alta definição, tudo para garantir um trabalho cada vez melhor ao nosso público”, explicou.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também discursou e enalteceu a importância da TV Vitória na história de toda a sociedade capixaba. “A TV Vitória é um grande instrumento de informação e conscientização da população do Estado. De forma clara, traz debates de diferentes temas, e setores, e contribui para o desenvolvimento de toda a sociedade. Além disso, é uma emissora que sempre nos orgulha com grandes premiações no cenário nacional levando, por meio da regionalização, o nome do nosso Estado para todo o Brasil”.

A emissora recebeu uma série de investimentos, e a partir deste mês de maio, produzirá todo o conteúdo jornalístico em HD (High Definition), ou seja, alta definição. Atualmente, a TV Vitória conta com sete horas de programação local ao vivo, contemplando 12 atrações regionais. Somente nos finais de semana, cinco programa locais falam sobre moda, arquitetura e decoração, empreendimentos e negócios, personalidades e tudo o que acontece na sociedade capixaba. A carga horária corresponde a três vezes mais conteúdo regional que as demais emissoras capixabas. Além disso, com um único sinal, a programação chega aos 78 municípios do Estado.

Prata da casa: atores da Rede Record marcam presença em evento

Integrante do elenco da Rede Record, a atriz Cássia Linhares foi um dos destaques de renome nacional no evento. Cássia já participou da superprodução da Record, Milagres de Jesus, além da novela Rebelde, em 2011. A atriz não visitava o Estado há 10 anos.

O ator Petrônio Gontijo, que participará da série Conselhos Tutelares, da Record também prestigiou o evento, e destacou a importância da TV Vitória para a divulgação e formação da cultura. “A Record sempre me contemplou com papeis nos quais posso  mostrar a minha arte. É muito importante que a TV invista em dramaturgia, e as afiliadas da Record, como é o caso da TV Vitória, contribuem para o crescimento deste trabalho”.

Empresários destacam contribuição de emissora

Regionalizando os principais assuntos relacionados ao cenário econômico, a TV Vitória, ao longo dos seus 30 anos de história, contribuiu de forma expressiva para o desenvolvimento do Estado. A observação é feita por especialistas do setor.

O empresário Otto Andrade também enalteceu a contribuição da emissora para os projetos econômicos do Espírito Santo. “Só temos a agradecer a tudo o que a TV Vitória faz pelo Estado, e que só nos ajuda como empresários. A TV Vitória, junto com a Record, inovou na comunicação, oferecendo espaço para os empresários trocarem ideias, e isso é primordial. É exatamente esse espaço de reconhecimento que faz a diferença da TV Vitória para o desenvolvimento do Estado”, explica. Veja o que outros líderes do mercado falam sobre a TV Vitória. Veja o que outros líderes do mercado falam sobre a emissora, clique aqui.

Melhor TV Regional do Brasil

Nos anos de 2007, 2008 e 2010, a TV Vitória foi eleita a melhor TV Regional do Brasil pela Academia Brasileira de Marketing e Propaganda. Esse é o principal reconhecimento do mercado brasileiro. Para a conquista deste título, os indicados passam por dois colégios eleitorais, sendo o primeiro formado por mil profissionais da área de comunicação de todas as unidades federativas. Nesta eleição direta é definida uma lista tríplice, a qual é submetida ao Colégio de Líderes, composto por 48 membros da Academia, que julgam que deve ser o vencedor. 

Desde 2007, a TV Vitória chegou ao final da seleção, sendo eleita pelos profissionais para a lista tríplice.Desta forma, em 30 anos de atividade a TV Vitória é tricampeã, o que representa 10% de reconhecimento máximo pelo que realiza regionalmente.

Premiações promovidas pela TV Vitória

Além da credibilidade na transmissão do conteúdo, a TV Vitória se empenha para valorizar projetos e profissionais dos mais variados setores. Para isso, realiza anualmente premiações como os prêmios Gourmet Vip, que elege os melhores nomes da gastronomia capixaba; Art et Décor, promovendo e homenageando os profissionais e marcas que se destacam no setor de construção, arquitetura e decoração; Vitória Fashion, revelando os destaques da moda; Líder Empresarial, que reconhece os profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo; e Marcas Ícones, que revela as marcas mais lembradas pelos capixabas.

Em todas as premiações a população é envolvida, podendo participar através do voto popular, ajudando a escolher os nomes que fazem do Espírito Santo um dos Estados que mais se destacam no Brasil. Além disso, a TV Vitória está envolvida com a organização e a divulgação do Prêmio Ecologia, uma parceria de anos entre a Rede Vitória e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. E, se tem entretenimento e jornalismo, também tem muito esporte na tela da TV Vitória com a transmissão ao vivo dos jogos da Copa ES e com a cobertura especial da Copa Vitória de Futebol das Comunidades, que mostra os melhores lances e gols do campeonato entre as comunidades da Grande Vitória nos telejornais que são a cara do povo.

Saiba mais sobre os veículos de comunicação da Rede Vitória

Além da TV Vitória/Record, a Rede Vitória é composta pelo jornal online Folha Vitória e pelas Rádios Jovem Pan Vitória e Rádio Vitória. Também neste mês de maio a Rede Vitória comemora os sete anos do jornal online Folha Vitória, e os 10 anos da rádio Jovem Pan Vitória.

O Folha Vitória é um jornal online formado por várias editorias que reúnem notícias instantâneas e bem apuradas do Espírito Santo, do Brasil e do mundo. Integrado à Central de Jornalismo da Rede Vitória, o Folha Vitória possui ainda uma equipe de colunistas especializados e blogueiros que comentam os mais variados assuntos desde política e economia, passando por esportes, cultura, turismo, moda, saúde e tudo o que se refere ao mercado do Espírito Santo. Pelo Folha Vitória o leitor tem acesso às colunas sociais mais badaladas do Espírito Santo e ao mais completo classificados. E o melhor, tudo de graça! 

Já a Jovem Pan Vitória foi eleita pela segunda vez a melhor Rádio Regional do Brasil pela Associação Brasileira de Marketing e Propaganda e escolhida pela Rede Jovem Pan como a melhor afiliada do Brasil. Além de uma programação super atual, a Pan Vitória se destaca pelas ações e promoções que realiza em todo o Estado. Transmitindo com uma Potência de 35kw, a Jovem Pan possui a maior cobertura do Espírito Santo. 

A Rádio Vitória 640 AM se destaca pela proximidade com os ouvintes e a comunidade. Por isso ela é considerada a voz do povo! Os locutores dão um show à parte, o time reúne os apresentadores que já são sucesso na TV Vitória. Na 640AM o jornalismo é dinâmico e ao vivo, e o ouvinte ainda tem acesso a entretenimento e coberturas esportivas especiais. A Rádio Vitória é afiliada à Rede Jovem Pan Sat, o que garante também a transmissão de competições esportivas nacionais e internacionais.