Entretenimento e Cultura

Taís Venâncio visita o apresentador Fernando Fully e conhece Nando

Loren conta que procurou ajuda na hora de amamentar Foto: TV Vitória

Com pouco mais de um mês de vida, o pequeno Nando, filho do apresentador do Balanço Geral, Fernando Fully, recebeu uma visita muito especial. A apresentadora do Fala Espírito Santo, Taís Venâncio, foi conhecer o mais novo membro da família Fully. Nando é apenas um apelido carinhoso do bebê, que se chama Fernando Pimentel Knup Fully. Ele é o segundo filho do apresentador, que tem uma menina de 20 anos.

Nando nasceu no dia 9 de abril, em um hospital de Vila Velha. Para a mãe, Loren Knup Fully, o maior desafio foi amamentar. “Sou profissional da saúde e achei que sabia fazer direitinho, mas nós precisamos de ajuda. No início tive dificuldade, mas procurei pessoas para me ajudar”, contou. 

Nesse momento de aprendizado após a gestação, Loren também contou que encontrou diversas pessoas que a incentivavam amamentar, e outras que não apoiavam muito. “Muitas pessoas incentivam a amamentação, mas dizem que não precisa continuar, pois há leite para substituir. Eu também encontrei pessoas que estavam me apoiando, e isso me ajudou muito”, afirma. 

Para a nova mamãe essa é uma faze que alguns medos e incertezas chegam, mas com a ajuda certa as mulheres conseguem superar tudo. “As vezes não sabemos se o leite está sustentando, outra dúvida é saber se vai conseguir amamentar de três em três horas. Eu busquei ajuda no banco de leite, recorri aos meus livros, chorei com medo de não dar conta, mas não desisti”.

Banco de leite materno

Em todo o Espírito Santo sete bancos de leite funcionam para auxiliar as mães que desejam doar e ajudar crianças que precisam do alimento. De acordo com a Coordenadora do banco de leite materno do Hospital da Polícia Militar (HPM/ES), capitã Vera Lúcia Berto, a mulher não precisa ir até um banco para doar.

“Se ela perceber que a mama está cheia, está sobrando leite, ela pode ligar para um banco e pedir a orientação de como fazer. Com isso nós daremos o passo a passo. Quando ela tem o produto, nós vamos até a casa dela. Mas as orientações continuam. E todas as vezes vamos levar vidros para ela e toda semana ela terá uma visita do banco de leite”, explica a coordenadora.

Pontos moeda