Entretenimento e Cultura

Coluna Hélio Dórea completa 10 anos. Conheça a história do jornalista!

Ele está há mais de 60 anos no colunismo social e disse que entrou nessa área por acaso. Em comemoração ao aniversário, o colunista também preparou uma revista

Hélio veio da Bahia para estudar no Espírito Santo Foto: Divulgação

Considerado um dos principais colunistas sociais do Espírito Santo, o jornalista Hélio Dórea completa 10 anos da coluna que leva o seu nome, no Folha Vitória. Ela nasceu junto com o jornal online, que também está fazendo aniversário.

O colunista é natural de Feira de Santana, na Bahia, e veio para o Estado com 21 anos para prestar vestibular para o curso de odontologia. Hélio disse que inicialmente a intenção era voltar para Salvador, onde morava. "Só que eu gostei tanto de Vitória que resolvi ficar e aqui estou até hoje", disse.

No jornalismo, o ingresso foi inesperado. Segundo o colunista, ele foi convidado para escrever no jornal O Diário, que funcionava na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória, para substituir um amigo, que havia se mudado para o Rio de Janeiro.

"Não esperava entrar no jornalismo, até porque cursava odontologia. Acontece que um amigo meu, que era de Cachoeiro e havia se mudado para Vitória, começou a escrever uma coluna social no O Diário, mas não conhecia quase ninguém por aqui. E como eu frequentava clubes e já havia me entrosado na sociedade, ele sempre me procurava para saber o que estava acontecendo. Um dia ele se mudou para o Rio, onde arrumou um emprego, e eu acabei ficando no lugar dele. Só que a minha ideia era ficar na coluna até terminar a faculdade de odontologia e, então, começar a atuar na minha área. Me formei em dezembro de 1955, mas continuei no colunismo social, onde estou até hoje", lembrou.

Além de ser o colunista social há mais tempo em atividade, Hélio Dorea foi o criador do primeiro suplemento de jornal no Espírito Santo e um dos principais responsáveis pela criação do curso de jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). "Criei, nos anos 50, o caderno O Semanário, que era publicado todo domingo no jornal A Gazeta. A intenção era fazer a integração do colunismo social de Vitória com o do interior do Estado. Então trazíamos também notícias de Guarapari, Cachoeiro, Colatina, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares e Barra de São Francisco. Além disso, o curso de comunicação da Ufes foi criado a partir de uma campanha que eu organizei. Na época não havia jornalista diplomado em Vitória. Todos eram autodidatas", contou.

Além disso, o colunista lembrou que ajudou a captar recursos para a reabertura do museu Solar Monjardim, em Vitória, que estava fechado há anos, e a promover o intercâmbio entre as sociedades da capital capixaba e do Rio de Janeiro. "Todo ano o hotel Copacabana Palace promovia o baile oficial das debutantes do Brasil e eu sempre levava jovens daqui para debutar nessa festa", relatou.

Com toda essa trajetória, a história do jornal online Folha Vitória também não pode ser contada sem a presença de Hélio Dórea. Sua coluna está no ar desde a criação do jornal, no dia 10 de maio de 2007. "Tive a honra de ser convidado pelo Fernando Machado (Diretor Geral da Rede Vitória) e pelo Americo Buaiz Filho (Presidente do Grupo Buaiz) a participar dessa equipe e aceitei na hora", destacou.

Revista 

Em comemoração ao aniversário da coluna, uma revista será lançada nesta quarta-feira (10). Organizado pela diretoria do jornal, o coquetel acontecerá das 17h às 19h, na sede da TV Vitória, na Praia do Canto. No local, exclusivo para convidados, o colunista, além de apresentar a revista, vai autografar as unidades.

De acordo com Hélio Dórea, foram selecionadas 90 entrevistas publicadas na coluna durante todos esses anos para compor a revista. “São entrevistas com governadores do Estado e personalidades capixabas. A primeira foi com o ex-governador do Estado, Cristiano Dias Lopes Filho, e a última com o atual governador, Paulo Hartung”, contou.

Há também entrevistas com outros ex-governadores capixabas, como Élcio Álvares, Arthur Carlos Gerhardt Santos e Gerson Camata. Além deles, diversas personalidades, empresários e até colunistas aparecem na lista. O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, e o diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado, também então entre os entrevistados.

Pontos moeda