Entretenimento e Cultura

Grupo Especial do Carnaval Capixaba terá nova Liga e modelo de administração

A apresentação da nova Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial aconteceu na tarde desta terça-feira (16) em um hotel da capital

A Boa Vista foi a grande campeã do Carnaval Capixaba 2017 Foto: Divulgação

O Grupo Especial das escolas de samba será gerido por uma nova organização, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), sob comando de Rogério Sarmento.

Formada pela Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Unidos da Piedade, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba e Andaraí, a Liesge irá desfilar no sábado e terá gestão independente da Lieses, agora formada pelas escolas do Grupo de Acesso: Barreiros, Imperatriz do Forte, São Torquato, Tradição Serrana, Chega Mais, Chegou o que Faltava e Rosas de Ouro, que continuará desfilando na sexta-feira.

Também continua de forma independente a recém formada Fecapes - Federação Capixaba das Escolas de Samba, entidade que agrega agremiações históricas do Carnaval Capixaba que se organizaram para desfilar novamente no Sambão do Povo.

Nova Gestão

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Rogério Sarmento afirma que o novo modelo de gestão é totalmente benéfico para a qualidade do Carnaval Capixaba, já que seria mais fácil administrar e captar recursos para 7 agremiações em vez de 14, com era o modelo anterior. Além disso, evidencia que o "produto final" apresentado pelas escolas será mais grandioso e qualificado.

Rogério Sarmento ainda ressalta que não irá abandonar as escolas do Grupo A (grupo de acesso), agora relacionadas a Lieses. "Será um trabalho de parceria, já que os desfiles do Carnaval 2018 já estão programados para sexta e sábado. Dessa forma, todas vão utilizar a mesma estrutura".

Preocupação da Lieses

Para o presidente da Chega Mais, Edson Neto, a mudança não afeta o carnaval da agremiação, mas ressalta que as escolas da Lieses, agora formada somente pelas agremiações do Grupo de Acesso, devem ser prejudicadas financeiramente, já que, para a iniciativa privada, os desfiles de sábado aparentam ser mais interessantes para investimentos, muito em razão do nome das agremiações envolvidas.

Segundo Reginaldo Silva, presidente da Rosas de Ouro, as escolas de samba da Lieses ficaram submissas a decisão da nova Liga, formada pelas mais tradicionais e vencedoras escolas do Carnaval Capixaba. "Não houve uma reunião entre as 14 agremiações para a tomada desta decisão. Nós, escolas da Lieses, estamos preocupados com a divisão da verba, uma vez que, na atual situação do Carnaval Capixaba, não há a possibilidade de se fazer um desfilem o apoio do poder público", afirma Reginaldo.

"O presidente da Liga deveria trabalhar em prol do crescimento do Carnaval Capixaba. E não somente em benefício de um grupo de escolas de samba", conclui o presidente da Rosas de Ouro.

Carnaval 2018

Com o novo modelo, a Liesge é a única responsável pelo desfile do Grupo Especial. Já a diretoria da Lieses, ainda sob comando de Rogério Sarmento, que no momento responde pelas duas entidades, será escolhida em Assembleia Geral na primeira semana do mês de junho.

Segundo o presidente, o regulamento para o rebaixamento e ascensão das agremiações continua o mesmo. A escola do Grupo Especial que ficar classificada em 7ª lugar será rebaixada para o Grupo A e desfilará na sexta-feira no próximo ano. Assim como a campeã do Grupo A, que terá o direito de desfilar em 2019 no Grupo Especial.

Pontos moeda