Entretenimento e Cultura

Sesc Glória realiza exposição com obras do artista plástico capixaba Dionísio Del Santo

A exposição individual do artista reúne 24 obras de seu principal acervo, pertencente ao Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)

Obras do artista plástico Dionísio Del Santo que vão estar presentes na exposição Sombra Projetada Foto: Divulgação

Cores, movimento e a vontade de experimentar o novo são alguns dos elementos que traduzem as obras do artista plástico Dionísio Del Santo. As linhas foram a sua principal inspiração entre os anos 60 e 70. Destaque no mundo das artes, Dionísio se mantém eterno e atual, por isso de 31 de maio a 03 de setembro, pinturas e serigrafias do artista farão parte da exposição “Dionísio Del Santo I Sombra Projetada”, no Centro Cultural Sesc Glória, no centro de Vitória. O evento será aberto ao público e com entrada franca.

A exposição individual do artista Dionísio Del Santo (ES) reúne 24 obras de seu principal acervo, pertencente ao Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Realizada por meio da parceria entre o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), a mostra terá curadoria conjunta de Renan Andrade, diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), e de Júlio Martins (BH/MG) com amplo conhecimento sobre a obra de Dionísio Del Santo.

 “Sombra Projetada” possui um enfoque incomum e significativo sobre a produção do artista. As obras selecionadas pela curadoria, muitas delas ainda inéditas para o público, denotam um diferencial: apesar de estarem no campo da abstração, flertam com a figuração, mas não chegam plenamente ao figurativo. A ideia de “sombra projetada”, que dá título à exposição, vem daí também: forma que, ao ser transposta, perde o seu rigor e ganha outros contornos. A produção plástica de Dionísio Del Santo destaca-se pela utilização do vocabulário geométrico, contudo sem o rigor da grade modernista e dos concretos. Obras selecionadas para a exposição são de matriz em que se vale de fragmentos e distorções.

O projeto da exposição inclui uma publicação bilíngue que compilará as obras expostas e uma série de entrevistas com artistas que dialogam com a produção de Dionísio Del Santo. Como desdobramento, estão previstas atividades pertinentes ao Programa Educativo: Formação de Mediadores, Capacitação para Professores, Lançamento do Catálogo e Palestra com os curadores Júlio Martins e Renan Andrade.

 Dionísio Del Santo

Dionísio (1925-1999) foi pintor, desenhista, gravador e serígrafo. Dedicou-se à arte abstrata desde a metade dos anos 1960, realizando sobretudo obras em serigrafia, que compreendem o recorte predominante desta exposição.

O percurso da produção artístico do capixaba Dionísio Del Santo foi determinado desde seus primeiros contatos com o desenho, especialmente o desenho em quadrículas, técnica que tem como determinação à redução da figura a um esquema múltiplo de pequenos quadrados na definição da figura a ser representada. Este contato inicial desenvolve no artista uma maneira especial de ver o mundo ao redor através de pequenas peças de um quebra cabeça quase mosaico. Autodidata, experimenta não só a técnica do desenho, talvez um início com facilidades em um universo de cidade do interior, sem grandes recursos em relação ao aprendizado das Artes. Com a mudança para o Rio de Janeiro, se inicia na gravura – xilogravura – e descobre a serigrafia, que viria a ser sua maior especialidade.

Na xilogravura tem contato com a reprodutividade da obra propiciada pela gravura e transfere esta experiência para a serigrafia, o que provoca uma reavaliação no mercado de arte de obras em série. Experimenta na técnica o processo de permutações que o consagra. A pintura e o objeto seguem o mesmo trajeto nesta fase inicial do artista até final dos anos 50.

A partir destes antecedentes Dionísio Del Santo direciona sua obra ao poderíamos chamar de uma trajetória para a abstração. Com um início de xilogravuras de características expressionistas, temática de memória rural, as figuras se transformam em signos geométricos, sintéticos, para depois dar lugar a uma abstração mais rica em linhas e cores que dialogam. Por fim a figura e a geometria se transformam em fragmentos livres.

Serviço:

Exposição “Dionísio Del Santo I Sombra Projetada”
Visitação: 31 de maio (quarta-feira) a 03 de setembro de 2017 (domingo)
Local: Espaço Expositivo Levino Fanzeres, 1º pavimento - Ala Praça/ Centro Cultural Sesc Glória
Horários de visitação: Terças a sextas, das 10h às 20h, exceto feriados; sábados e domingos, das 10h às 19h, exceto feriados.
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Ingresso: Atividade gratuita                   
Realização: Centro Cultural Sesc Glória
Parceria: Secretaria Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT)

Pontos moeda