Entretenimento e Cultura

Escritora francesa Fred Vargas vence o Prêmio Princesa das Astúrias de Letras

Redação Folha Vitória

A escritora francesa de livros policiais Fred Vargas, pseudônimo de Frederique Audoin-Rouzeau, venceu o prestigioso prêmio espanhol Princesa das Astúrias de Letras, pelo seu sucesso em dar nova vida ao gênero.

A fundação do prêmio disse nesta quinta-feira, 24, que Fred Vargas, também uma distinta arqueóloga, percebe a sociedade como "um sistema misterioso e complexo". Afirmou, ainda, que as suas histórias de detetives possuem tramas originais e ironia na sua descrição de personagem, bem como uma imaginação abundante.

A escritora, de 60 anos, é best-seller na França e traduzida ao redor do mundo. No Brasil, livros seus foram publicados pela Companhia das Letras, como "O Exército Furioso" (2012) e "Um Lugar Incerto" (2011). Ela já ganhou diversos prêmios da Associação de Escritores Policiais (Crime Writer's Association).

O prêmio de 50 mil euros é um das oito distinções Astúrias concedidas todos os anos pela Fundación Princesa de Asturias. Em outros anos, o prêmio de literatura foi concedido a autores como Philip Roth, John Banville, Antonio Muñoz Molina e Leonard Cohen. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda