Entretenimento e Cultura

Festival de cinema é realizado pelo segundo ano consecutivo em Pedra Azul

Mostra competitiva tem documentários, curtas e longas de ficção nacionais e internacionais inscritos

Foto: Reprodução/Fest Cine Pedra Azul
Cartaz do FestCine Pedra Azul, que acontece nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de maio

Curte cinema? Então, marque na agenda: na próxima semana, dos dias 22 a 25 de maio, acontecerá em Pedra Azul o 2º FestCine Pedra Azul. A mostra oferece uma programação rica em atrações sobre longa-metragem, curta-metragem, documentário e animação, sendo esta uma mostra competitiva.

Com a intenção de levar o cinema para o Parque Estadual da Pedra Azul, o FestCine seleciona filmes do gênero ficção e documentários e conta com oficinas e palestras temáticas na programação oficial do evento, todas gratuitas e que terão a participação de atores, diretores e críticos de cinema renomados.

Organizado pela Tower Filmes e pela Galpão Produções, os longas, curtas e documentários passam por uma curadoria convidada para a seleção pré-festival. Durante os dias do evento, os filmes são exibidos até duas vezes e são premiadas através de um júri previamente composto por seis integrantes convidados. Tanto curadoria quanto o júri são compostos por convidados sem vínculos com as obras selecionadas.

Mostra Internacional e Nacional

Dividido em duas mostras, a Internacional e a Nacional, o 2º Fest Cine Pedra Azul consiste em dez categorias:

Melhor Filme Longa-Metragem
Melhor Filme Curta-Metragem
Melhor Filme Documentário
Melhor Filme Animação
Melhor Diretor (Longa e Curta)
Melhor Roteiro (Longa e Curta)
Melhor Ator (Longa e Curta)
Melhor Atriz (Longa e Curta)
Melhor Direção de Fotografia (Longa e Curta)
Melhor Trilha Sonora (Longa e Curta)

Classificada na categoria Mostra Nacional Curta-Metragem, o filme “Longe” conta com uma capixaba na produção. A estudante de Publicidade e Propaganda Lívia Reim esteve em São Paulo para participar de um curso de cinema, em janeiro, e se uniu a Mariana Stolze, Juliana Santos, Lívia Aprá, Julie Lobo e Vitória Campos para produzir o curta selecionado para a mostra.

Foto: Lívia Aprá/Mariana Stolze
Pôster do curta-metragem "Longe", produzido em São Paulo e classificado para a categoria Mostra Nacional Curta-Metragem 

“Nós ficamos muito animadas com essa classificação porque o nosso filme possui personagens LGBTQ e as protagonistas são mulheres. Inscrevemos o curta em festivais especializados nessa área, mas o festival de Pedra Azul é para qualquer gênero, e nós passamos! Isso significa muito pra gente, porque mostra que 'Longe' pode conversar com qualquer pessoa, independente do nicho ao qual ela pertença”, comenta Lívia Reim, que trabalhou na edição e na mixagem do áudio do curta.

“Longe” será exibido no dia 24 de maio (sexta-feira), a partir das 9h, com outros filmes. A cerimônia de encerramento com a entrega do troféu Rota do Lagarto aos vencedores acontece a partir das 20h30 do dia 25, último dia de festival. Confira aqui a programação oficial do 2º Fest Cine Pedra Azul e prestigie o cinema na região serrana!

2º Fest Cine Pedra Azul

Quando: 22 a 25 de maio
Horário: Todos os dias a partir das 9h
Local: Bristol Vista Azul Eco Resort, em Pedra Azul – Domingos Martins

Pontos moeda