Entretenimento e Cultura

Moradores celebram 119 anos de inauguração da Estação Marechal Floriano

Inaugurada em 13 de maio de 1900, Estação hoje abriga o Museu da Imigração

Foto: Acervo Museu da Imigração
Estação Marechal Floriano em 1900, quando foi inaugurada na cidade serrana

A cidade de Marechal Floriano está em festa neste fim de semana. Na próxima segunda-feira (13), o município serrano comemora os 119 anos da Estação Ferroviária de Marechal Floriano, local que hoje acomoda o Museu da Imigração.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, haverá uma comemoração no dia 13, que terá início com uma caminhada a partir do distrito de Araguaia, às 7h.

O percurso da caminhada será pelos trilhos até a sede da cidade serrana. Em seguida, dez funcionários que prestaram serviço na Rede Ferroviária nos anos 1950 serão homenageados.

Além da programação organizada para a data especial, haverá uma exposição no Museu da Imigração sobre a memória de mais de um século da inauguração da Estação Marechal Floriano. A amostra estará aberta para o público de sábado (11) a segunda-feira (13).

Foto: Assessoria de Comunicação de Marechal Floriano
Estação Ferroviária de Marechal Floriano atualmente, local que abriga o Museu da Imigração

Inauguração da Estação

A Estação Marechal Floriano foi inaugurada em 13 de maio de 1900 pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir de então, a Vila do Braço Sul passou a ser conhecida como a Estação de Marechal Floriano.

O feriado no dia 13 de maio foi criado a partir da Lei Municipal nº 0054/93, que celebra a inauguração da Estação juntamente com a Estrada de Ferro Sul do Estado.

Foto: Acervo Museu da Imigração
Jornal publicado em 1900 na cidade serrana sobre a inauguração da Estação Marechal Floriano


Pontos moeda