Entretenimento e Cultura

Morre ator e intérprete da solteirona Marly, José Luiz Gobbi

O produtor cultural e diretor, deu vida ao personagem mais famoso do cartunista Milson Henriques, falecido em 2016. José estava internado em um hospital em Guaçuí

Foto: Reprodução / Instagram

Morreu o ator e produtor diretor teatral José Luiz Gobbi, intérprete da eterna solteirona Marly da peça "Hello Creuzodette" na noite desta quinta-feira (13). A informação foi confirmada por amigos do artista nas redes sociais. 

José estava intubado por complicações a partir de uma insuficiência respiratória. Ele ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Misericórdia, de Guaçuí, no sul do Espírito Santo.

Mais cedo, a notícia da internação foi dada pela irmã do artista, a médica Penha Gobbi Fraga. Em uma publicação nas redes sociais, ela pediu orações para o irmão. Foi descartada infecção por covid-19.

Aos 66 anos, o artista, servidor público aposentado pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) se mudou de Vitória e morava, desde 2020, em Patrimônio da Penha, na região do Alto Caparaó, em Divino São Lourenço. 

O governador Renato Casagrande lamentou a morte de José nas redes sociais:

Sucesso teatral

Foto: Reprodução / Instagram

Gobbi encarnou a personagem Marly pela primeira vez no espetáculo "Hello Creuzodete" em 1992. A personagem é uma mulher que vive sozinha em seu apartamento e que não consegue arranjar um namorado, e passa o tempo falando com a amiga Creuzodete pelo telefone.

Ela foi criada em 1973 pelo jornalista, ator, escritor, poeta e cartunista Milson Henriques (1938-2016). Originalmente, Marly existia apenas nas tiras de quadrinhos, publicadas no extinto jornal impresso "A Gazeta", até ganhar vida através de Gobbi nos palcos. A personagem é reverenciada como ícone da cultura capixaba.

“Hello Creuzodete” foi sucesso absoluto, com 133 apresentações ininterruptas ao longo de um ano e meio. Outros três espetáculos foram criados. O último deles apresentado em 2007. Gobbi fazia performances com a personagem em eventos privativos. 

Pontos moeda