Geral

Morre ator Paulo Gustavo, vítima do coronavírus aos 42 anos

No último fim de semana, Paulo Gustavo chegou a ter uma melhora no quadro de saúde, mas a situação se agravou na segunda-feira (3), após uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais

Foto: Reprodução / Instagram

Morreu, nesta terça-feira (4), o ator Paulo Gustavo, após uma batalha contra a covid-19. O humorista estava internado no Rio de Janeiro há mais de um mês e, ao longo desse período, sofreu altos e baixos em seu quadro clínico, sendo submetido a um pulmão artificial e chegou a precisar de doações de sangue. 

De acordo com o último boletim médico do hospital onde Paulo Gustavo estava internado, o ator morreu às 21h12 por causa de complicações da covid-19.

"Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento. A equipe profissional que participou de seu tratamento está profundamente consternada e solidária ao sofrimento de todos", diz o comunicado.

No último fim de semana, Paulo Gustavo chegou a ter uma melhora no quadro de saúde, mas a situação se agravou na segunda-feira (3), após uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais.

O ator estava internado desde o dia 13 de março. No mesmo dia em que deu entrada no hospital, Paulo postou nas redes sociais uma homenagem ao marido, o dermatologista Thales Bretas. 

"Hoje é aniversário dele, do amor da minha vida! Qualquer coisa que eu colocar aqui não será fiel ao que eu quero exatamente dizer pra ele! Então eu vou dizer ao vivo e aqui fica sendo apenas um post pra dizer pro Brasil inteiro que eu sou loucamente apaixonado por você! Te amo", escreveu o ator.

A internação do ator foi rodeada de altos e baixos. Durante todo o período em que esteve no hospital, Paulo apresentou melhoras constantes, mas também uma sequência de agravamentos no quadro de saúde. 

No dia 21 de março, devido à piora no estado de saúde, o tratamento do comediante precisou ser incrementado com o uso do Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), uma espécie de pulmão artificial. Mas mesmo com o uso do aparelho, Paulo não apresentou boa resposta à terapia.

A diretora e amiga de Paulo Gustavo, Susana Garcia, disse que os médicos optaram por este tratamento para que o pulmão do ator se recuperasse após ter sido infectado com uma bactéria, a qual agravou o quadro de saúde dele.

No tempo em que esteve no hospital, além da tristeza e da preocupação por parte de amigos, familiares e fãs do artista, outro problema acompanhou Paulo Gustavo: a disseminação de fake news sobre o estado de saúde dele.

A cantora Preta Gil e a atriz Tatá Werneck, ambas amigas próximas de Paulo Gustavo, precisaram usaram as redes sociais para pedir o fim da disseminação deste tipo de notícia várias vezes durante o tempo que o artista ficou internado. 

No final do mês de março, o ator apresentou sinais de melhora. Mesmo com o uso do ECMO para o tratamento, a equipe médica responsável pela situação do artista informou a imprensa que no decorrer do acompanhamento, ele demonstrou bons avanços sobre a situação clínica e laboratorial, além de ter respondido positivamente às terapias realizadas.

Carreira

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros era ator, humorista, diretor, roteirista, e apresentador brasileiro. Ele ficou conhecido pelo monólogo Minha Mãe É uma Peça, o qual, em 2013, virou um longa-metragem que tornou-se o filme mais assistido do ano no Brasil. Devido ao enorme sucesso de crítica e público, em 2016 foi lançado Minha Mãe é uma Peça 2, e em 2019, Minha Mãe É uma Peça 3.

Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator, Paulo Gustavo formou-se na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no início de 2005, junto com Fábio Porchat, Marcus Majella, entre outros.

Paulo Gustavo ganhou visibilidade no final de 2004, quando integrou o elenco da peça Surto. Na ocasião, apresentou a personagem humorística Dona Hermínia. Após sua formatura, em janeiro de 2005, deixou o elenco de Surto e passou a integrar a peça Infraturas. Nesse período também começou a fazer pequenas participações na TV, como na novela Prova de Amor, da RecordTV, e na série A Diarista, da Globo.

Em 2006 estreou o espetáculo Minha Mãe É Uma Peça, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2013 e uma continuação em 2016. No monólogo, com texto de sua autoria, Paulo voltou a interpretar Dona Hermínia. Construída através de suas observações domésticas e vivenciais, ela reúne os aspectos mais cômicos da personalidade de uma típica dona de casa de meia idade, sempre à beira de um ataque de nervos. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.

Paulo Gustavo voltou a protagonizar um título novamente nos palcos em 2010, para apresentar o espetáculo Hiperativo, dirigido por Fernando Caruso. Em 2011, tornou-se o apresentador do 220 Volts. Em junho de 2013, estreou na produção para TV o sitcom Vai que Cola, no Multishow, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2015. Em 2014 o ator esteve em um novo programa, o reality Paulo Gustavo na Estrada, do Multishow.

Em 2017, deixou o Vai Que Cola e entrou no programa A Vila, junto com Katiuscia Canoro, com o roteiro de Leandro Soares. Em 2018, gravou o DVD da peça Minha Mãe é uma Peça na Concha Acústica do Teatro Castro Alves na cidade de Salvador.





 

Pontos moeda