Buaiz Alimentos promove aulas de culinária de graça para pacientes com câncer no ES

PEDRO PERMUY

Entretenimento

Buaiz Alimentos promove aulas de culinária de graça para pacientes com câncer no ES

Em parceria com a Afecc, a gigante dos alimentos capixaba ensina aos assistidos pelo projeto várias receitas de bolos, biscoitos e delícias para incentivar empreendedorismo e reinserção no mercado de trabalho

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Buaiz Alimentos/Divulgação

Pacientes de diferentes idades, profissões e moradoras de municípios do Espírito Santo em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita vão ganhar uma nova oportunidade de inclusão. Trata-se de oficinas de culinárias que serão desenvolvidas pela Buaiz Alimentos, que acaba de fechar parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Pela parceria, pacientes que não estão mais internados mas permanecem em acompanhamento médico e se interessam em participar das atividades oferecidas no Centro de Vivência Casa Rosa poderão aprender a produzir biscoitos, bolos e pães caseiros. 

O consultor técnico em panificação da Buaiz Alimentos, o chef Genilson Pereira da Penha, com mais de 20 anos de experiência na área, é o responsável pelas aulas, que incluem parte teórica e prática.

A iniciativa está inserida em um dos programas sociais da Afecc que reúne projetos de qualificação socioprofissional, o que ajuda o paciente oncológico a se qualificar e ser inserido no mercado de trabalho. 

LEIA TAMBÉM: Mãe e filha, pianistas tradicionais do ES se apresentam em Vitória

“A ideia é oferecer oficinas terapêuticas com atividades artesanais, de culinária, de corte e costura, de bordados, e outras que possam gerar renda para complementar o orçamento doméstico. Essas ações fazem o papel de inclusão produtiva, resgatam a autoestima e o bem-estar dos pacientes, dando outro sentido à vida deles, que encontram estímulos para outras possibilidades”, pontua a presidente da Afecc, Marilucia Dalla.

A primeira oficina, com duas turmas, aconteceu em maio e as participantes aprenderam a produzir casadinhos, biscoito sequilhos, amanteigados, beliscão de goiabada e biscoito petit four salgado. 

LEIA TAMBÉM: Evento no ES terá degustação de vinhos exóticos e wasabi real de até R$ 8 mil o kg

“Foi uma terapia aprender a fazer biscoito durante a tarde. Passamos por tantos momentos difíceis em nosso tratamento que uma iniciativa dessa só nos traz prazer e vontade de continuar acreditando e fazendo algo que seja bom para nós. Foi muito gratificante”, conta a paciente Marilene Machado.

Para a diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, a parceria reforça o compromisso da empresa em compartilhar conhecimento e contribuir com projetos sociais que geram resultados na vida das pessoas. 

“Nossa equipe tem o propósito de colocar o nosso conhecimento em prol de um trabalho que impacta positivamente a vida de tantas pessoas em tratamento contra o câncer. A ideia é que nossa parceria renda outras oficinas culinárias, proporcionando mais momentos de aprendizado”, fala a empresária.

LEIA TAMBÉM: Maiara causa em casamento e "traumatiza" mais de mil casais: "Chifre vem"

Duas novas oficinas já estão agendas para serem realizadas no Centro de Vivência da Casa Rosa. A próxima acontece no dia 21 de junho com aulas para aprender a produzir bolos caseiros. Em julho será a vez de o chef ensinar a produzir pães caseiros, sonho e donuts, pizza, esfirra e pão de hambúrguer. 

Foto: Buaiz Alimentos/Divulgação