PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Buaiz Alimentos promove aulas de culinária de graça para pacientes com câncer no ES

Em parceria com a Afecc, a gigante dos alimentos capixaba ensina aos assistidos pelo projeto várias receitas de bolos, biscoitos e delícias para incentivar empreendedorismo e reinserção no mercado de trabalho

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Buaiz Alimentos/Divulgação

Pacientes de diferentes idades, profissões e moradoras de municípios do Espírito Santo em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita vão ganhar uma nova oportunidade de inclusão. Trata-se de oficinas de culinárias que serão desenvolvidas pela Buaiz Alimentos, que acaba de fechar parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Pela parceria, pacientes que não estão mais internados mas permanecem em acompanhamento médico e se interessam em participar das atividades oferecidas no Centro de Vivência Casa Rosa poderão aprender a produzir biscoitos, bolos e pães caseiros. 

O consultor técnico em panificação da Buaiz Alimentos, o chef Genilson Pereira da Penha, com mais de 20 anos de experiência na área, é o responsável pelas aulas, que incluem parte teórica e prática.

A iniciativa está inserida em um dos programas sociais da Afecc que reúne projetos de qualificação socioprofissional, o que ajuda o paciente oncológico a se qualificar e ser inserido no mercado de trabalho. 

LEIA TAMBÉM: Mãe e filha, pianistas tradicionais do ES se apresentam em Vitória

“A ideia é oferecer oficinas terapêuticas com atividades artesanais, de culinária, de corte e costura, de bordados, e outras que possam gerar renda para complementar o orçamento doméstico. Essas ações fazem o papel de inclusão produtiva, resgatam a autoestima e o bem-estar dos pacientes, dando outro sentido à vida deles, que encontram estímulos para outras possibilidades”, pontua a presidente da Afecc, Marilucia Dalla.

A primeira oficina, com duas turmas, aconteceu em maio e as participantes aprenderam a produzir casadinhos, biscoito sequilhos, amanteigados, beliscão de goiabada e biscoito petit four salgado. 

LEIA TAMBÉM: Evento no ES terá degustação de vinhos exóticos e wasabi real de até R$ 8 mil o kg

“Foi uma terapia aprender a fazer biscoito durante a tarde. Passamos por tantos momentos difíceis em nosso tratamento que uma iniciativa dessa só nos traz prazer e vontade de continuar acreditando e fazendo algo que seja bom para nós. Foi muito gratificante”, conta a paciente Marilene Machado.

Para a diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, a parceria reforça o compromisso da empresa em compartilhar conhecimento e contribuir com projetos sociais que geram resultados na vida das pessoas. 

“Nossa equipe tem o propósito de colocar o nosso conhecimento em prol de um trabalho que impacta positivamente a vida de tantas pessoas em tratamento contra o câncer. A ideia é que nossa parceria renda outras oficinas culinárias, proporcionando mais momentos de aprendizado”, fala a empresária.

LEIA TAMBÉM: Maiara causa em casamento e "traumatiza" mais de mil casais: "Chifre vem"

Duas novas oficinas já estão agendas para serem realizadas no Centro de Vivência da Casa Rosa. A próxima acontece no dia 21 de junho com aulas para aprender a produzir bolos caseiros. Em julho será a vez de o chef ensinar a produzir pães caseiros, sonho e donuts, pizza, esfirra e pão de hambúrguer. 

Foto: Buaiz Alimentos/Divulgação


Pontos moeda