PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Dieta dos famosos: remédio? Adesivo para emagrecer vira febre. Mas funciona?

Produto que pode ser usado na barriga, área de gordura localizada para "queimar" ou no umbigo, libera substâncias emagrecedoras aos poucos, mas mistério pode impactar saúde

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Thinkstock/Reprodução

Apesar de não ser lá grandes novidades, a bola da vez da internet para emagrecer são os adesivos que podem ser colados pela barriga ou umbigo. Influenciadores começaram a mostrar o produto, que é vendido sem receita na web por, em média, R$ 200, e os itens passaram a ser os queridinhos do momento. 

LEIA TAMBÉM: Dieta dos famosos: injeção para emagrecer Ozempic vira febre. Mas pode?

Dos produtos disponíveis na internet, algumas marcas não divulgam suas fórmulas, só dizem que "os adesivos são feitos totalmente de produtos naturais". Em outras palavras, são feitas fórmulas em formato de patch, que é colado no corpo, e, aos poucos, libera as substâncias. Algumas instruções dizem que é possível ficar com cada adesivo por até 6h por dia uma vez a cada 24h. 

Mas, de fato, esses “remédios” funcionam?

LEIA TAMBÉM: Mais de 100 operações com robô! Médico do ES vira rei da cirurgia robótica

Para a endocrinologista e especialista em medicina esportiva Gisele Lorenzoni, os adesivos não têm comprovação científica ou estudos específicos que apontam sua eficácia. “E dependendo das substâncias que eles liberam e a forma de utilização, podem provocar danos à saúde”, fala.

A Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, ainda observou depoimentos de usuários do verdadeiro milagre na internet. Os relatos, na maioria, apontam efeitos diuréticos e laxantes após o início do uso dos adesivos.

LEIA TAMBÉM: Sexy! Ex de Mirella e ex-Fazenda, Dynho vende fotos sensuais na internet

“O efeito diurético pode causar a maior liberação de líquido e perda de diversos nutrientes em excesso, como potássio, sódio, magnésio, e causar complicações no organismo, como desidratação e problemas no coração”, observa a médica.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Que completa: “Para cada organismo e situação há um medicamento. Existem diversos remédios contra a obesidade que são aprovados pela Anvisa no Brasil. Assim, o indicado é sempre procurar um especialista, um endocrinologista, nutrologista ou nutricionista que irá fazer todos os exames para saber qual a melhor forma de criar um protocolo de emagrecimento do paciente”.

Para os que insistem em testar a cartada do adesivo, a doutora só orienta: “Avalie se é um produto com registro, que seja autorizado pela Anvisa e use conforme orientação. E não adianta procurar por milagre. O melhor remédio para emagrecer é alimentação saudável, exercício físico e muita água. O medicamento é, para algumas pessoas, um auxílio no tratamento”. 

Pontos moeda