PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

15 anos do Folha Vitória: as curiosidades dos bastidores do jornal líder de audiência do ES

O jornal online da Rede Vitória debuta nesta terça (10). O trabalho de credibilidade todo mundo já conhece, mas curiosidades envolvem a sede da empresa do Centro da Capital, de onde "nascem" notícias minuto a minuto. Aos bastidores!

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória

Todo mês, o conteúdo produzido pelo Folha Vitória é acessado (e de graça!) milhões de vezes por internautas do Espírito Santo e Brasil afora. Nesta terça-feira (10), o jornal online da Rede Vitória celebra 15 anos desse trabalho de ser o melhor e de maior audiência do Estado.

Mas você, leitor, já parou para pensar em como é o "por trás" das páginas virtuais de notícia? Os bastidores do Folha contam com dezenas de profissionais que produzem, apuram, executam e distribuem o trabalho que começa na madrugada e só termina no fim da noite. 

A Coluna Pedro Permuy, que não é boba nem nada, não fica fora dessa - nem do Folha e nem da liderança em audiência. Nos primeiros 70 dias de publicação diária foram conquistados mais de 1 milhão de cliques nas publicações que abrem o jogo sobre o entretenimento e exclusividades. Só em março deste ano, a audiência foi de mais de 937 mil acessos, que é o novo recorde (até agora, é claro). 

Mas outras curiosidades cercam os bastidores da notícia do jornal capixaba. Veja: 

1. O Folha Vitória funciona no Edifício Buaiz, na Avenida Florentino Avidos, no mesmo prédio que abriga o Moinho Vitória, no Centro - o primeiro de moagem de trigo do Espírito Santo, que foi inaugurado em 1956 por Americo Buaiz. Por isso, a sede da Rede Vitória deste endereço divide os andares com a Buaiz Alimentos, que também tem parte da operação no local. Há também a outra sede da emissora, que fica na Praia do Canto. 

2. Não, não é um estagiário que cuida das redes sociais. Existe uma equipe (também com estagiários) só para cuidar dessa parte e ela é liderada por um jornalista especializado neste tipo de gerenciamento de redes e outros componentes.

3. A equipe do Folha é liderada por uma mulher, a chamada chefe de Redação. Com ela, uma equipe de repórteres e editores cuida de todo o conteúdo, ainda, com o superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho. 

4. Somente neste ano, de 1º de janeiro até esta segunda (9), o Folha já publicou mais de 25 mil matérias que somam dezenas de milhões de acessos, fazendo o jornal da Rede Vitória ser líder e referência no Espírito Santo.

5. Escreve diariamente para o Folha Vitória o colunista social mais antigo do mundo. O título pertence a Helio Dórea, que neste ano completou 91 anos de idade e 66 de colunismo diário, o que é um recorde mundial, como a Coluna Pedro Permuy já noticiou.

6. Faz parte do Folha Vitória o que é um projeto inédito no Espírito Santo. A jornalista Fabi Tostes, que assina a coluna De Olho no Poder, conduz na Jovem Pan News o primeiro programa de rádio dedicado exclusivamente a entrevista com políticos e personalidades do meio do Estado. A atração tem 1h e vai ao ar na 90.5 FM todas as quintas-feiras às 16h. 



Pontos moeda